O desejo de uma grávida!

Contam que uma mulher pernambucana, isso há mais de sessenta anos, teve um estranho desejo. Queria comer frutos do mar, mas não entendia bem da coisa. O que ela queria não era um peixe comum, era algo com muitos pés e poucos dedos, não sabia o que fazer. Seu dedicado marido ia até as mais diversas feiras, mercados e praias a procura da misteriosa coisa do mar, e voltava frustrado de mãos vazias. Assim os dias foram passando naquele interior. O momento ia se aproximando e barriga roncando.

O pai, já cansado de tanto sair lá do interior, descendo a Borborema à procura de algo do mar de acordo com a descrição da esposa. Um dia até sugeriu à mulher, “procura algo na lagoa aqui perto, é tudo igual mesmo”. Encantada com a idéia, a mulher foi a beira de um lago cheio de vegetação, e lá ouviu o coaxar dos sapos, e chegou a pensar naquele local o nome do futuro filho: “Vai se chamar Girino em homenagem a estes encantadores bichinhos da lagoa”, o pai não achou boa a idéia e no cartório disse que seria Luiz, muito mais fácil!

A mãe vivia em pobreza e com muitas dificuldades, ainda mais que não só a falta de água a preocupava, também a falta de leite materno que em seus seios secará. Por coincidência um caminhão de carregado de caixas de leite de magnésia perdeu parte da carga ao passar naquela estrada de chão. Ela, ao ver escrito leite não fez por onde: “É com esse mesmo que vou criar o menino”. O tempo passou, e um dia ao voltar de uma pelada no motel, isto já maior de idade, os colegas perguntaram; “Como foi Lula?”, ele respondeu com sua voz rouca de resfriado: “Só sei que foi mole, mole!”

Ela, pensativa não assimilou que o menino viesse a ser chamado de Lula por causa do nome Luiz! Imaginava que seria por não ter o desejo realizado. Pudera só veio a ser saber o que era Lula era habitante do mar e não era peixe tempos depois. Era demais para aquela senhora; um filho que aprendeu desde pequenino fazer côcô mole, por causa do leite de magnésia; que era chamado de Lula por causa do desejo, e que viria a perder um dedo para salvar a família da pobreza!

O que mais poderia acontecer por causa do desejo não cumpido? Era um constante pensamento daquela senhora, que apática a política teve seu filho presidente em meio de graxa e graças as greves, comprou um avião e é Lula que vive voando. Não poderia ela nunca ter imaginado que o leite de magnésia faz efeito até hoje, e por causa do desejo não realizado o seu filho se revelou um importante cabeça de bagre!

.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Seu Pedro até que acha o bagre um peixe inteligente, o problema é que vive no meio da lama!