Tropas do bem não levam o Urso!

É mais do que natural, já até nos acostumamos. Costumo rebater como errado o dito: “O homem é produto do meio”, e para não ficar vazia a lista de ditados, máximas e pensamentos; escrevo em seu lugar; “o meio é produto do homem”. O primeiro meio-ambiente foi concebido por Deus, a Bíblia diz que era o um paraíso, nosso primeiro avô devia só ter feito a coisa certa, mas mandou a vovó Eva virar para pegar a maça, e ai cobra entrou na história. Parece que ai começa o gosto da humanidade pelo ruim. Não quer dizer que o ruim e ruim! Mas, não é bom!

Pensei que era só brasileiro que gostava de tortura, de cenas de violência. De pancada na cara, dos outros, e sacos de plástico enfiados na cabeça, também dos outros, cheio de água como elementos de tortura. Só pensei, mas outros povos, que dizem ser mais civilizados, também gostam. Se bem que na Alemanha já tivemos o holocausto e isto poderia explicar. Ao menos que a geração de hoje, longe da II Guerra, queira ressuscitar o nazismo, o triste nazismo que até eu um filho de alemães trago uma extrema repulsa. Para suavizar meu sofrimento me consolo em dizer que Hitler era nascido na Áustria!

Mas o povo da minha origem ter gostado do filme “Tropa de Elite” e ter dado a ele o “Urso de Ouro” O filme pode ser bom, realista, bem fotografado, mas é uma apologia à violência. Pois é, parece que a quase totalidade do Mundo adora violência. É a notícia que mais vende jornal! Um filme com literatura e poesia ganharia tal honraria? Só um registro; depois do lançamento do “Tropa de Elite” as polícias, ou melhor os policiais, mesmo em pequenas e pacatas cidades, apareceram mais violentadores da lei, ou torturadores que agora que aprendem mais a técnica que já pensávamos ser do passado; a técnica de tortura!

É triste que o nosso mundo ainda pense que violência reduza a violência, que a torturar seja solução! Quem deve está feliz é o nosso “leão” da Receita Federal, afinal uma conquista desta gera bilheteria e vendas de DVDs (onde não haja pirataria), que gera lucro, lucro gera impostos; nesta bola de neve é bem-vindo o Urso. Já uma maior freqüência de espectadores, nós que cremos em Deus peçamos a ele que não nos traga violência doméstica e nas escolas. Entre adolescentes e jovens empolgados. Eu fico frio na historia!