Ai... minha piranha !

 


Domingo com sol em Curitiba, eu praticamente obriguei Aninha a sair da toca, afinal lavar louça no domingo ninguém precisa.

Chegamos ao salão paroquial onde rolava aquele almoço esperto com risoto, frango assado e pierog. Na porta um cartaz: Não há mais ingresso. Ai caramba! Obriguei a menina a caminhar com sol a pino, umas seis quadras para voltar para trás e requentar o nhoque que sobrou de ontem.

Como tenho muitos amigos naquela cozinha, deram um jeito de arrumar mais dois talheres e conseguimos dois ingressos, mas a fila era imensa e lugar, só pela misericórdia de alguém que nos cedesse duas cadeiras.

Comecei a achar que o nhoque requentado estava de bom tamanho. Mas, como sou bem humorada, tentei controlar minha solitária e arrumei um pedaço de papelão para me abanar. 

Duas horas depois, finalmente almoçamos e eu resolvi convidar minha filhotinha para irmos ao Shopping, no centro da cidade. Aninha torceu o nariz, mas como é uma filha amorosa, me acompanhou até o tubo para pegarmos o biarticulado.

Com a passagem a um real aos domingos eu quase chamei minhas doze sobrinhas para nos acompanharem no programão, mas me contive.

Entramos no tubo depois de passar pela catraca,  e zum... passou um ônibus lotado. Esperamos o próximo que também estava cheio. Em verdade nós fomos impelidas para dentro do coletivo.

Não tinha muito lugar onde a gente por a mão, e eu, do alto dos meus 1,60 me segurei como pude num cano lateral. Um cheiro de suor misturado com perfume de toda espécie de fragrância me fez desejar não ter comido aquele último pierog.

Ah! e esse maldito celular que agora vem com MP3, pois eu nunca vi como o povo curitibano tem mau gosto para música. Era uma coisa medonha, que eu me esforçava para não perder meu equilíbrio e arrancar aquele pequeno aparelho das mãos da moçoila e atirá-lo pela janela.(nesse momento lembrei do vizinho da Camila, lá em Porto Alegre). 

Eu, que aprecio quase todo tipo de música, não aguentei a pressão, e tentei ir mais para o meio daquele minhocão com duas articulações. Conseguimos, aos trancos e barrancos, chegar à porta quatro, que dá acesso à saída. (em pontos comuns somente as portas dois e quatro abrem no tubo).

Fui pedindo uma licença aqui, outra acolá, e de repente recebo uma cotovelada na cabeça. (o cara devia ter uns três metros de altura). Lá se foi minha piranha, novinha, que comprei em Taubaté.          

Finalmente ouvimos aquela linda voz anunciando a estação Bento Viana, onde iríamos descer. A música eletrônica continuava rolando solta no celular da mocinha vestida de vileira.

Descemos do tubo e caminhamos algumas quadras até o shopping. Lá pelo menos tinha ar condicionado, pensei alto. Após algumas comprinhas básicas, fomos tomar nosso habitual milk shake. Pedimos o médio, porque meu olho gordo me impediu de comprar o pequeno, que já era de bom tamanho. Lá pela metade do copo eu já estava ficando verde.

Pedi à Ana que da próxima vez que eu pedisse o médio ela me pusesse numa camisa de força.

Voltar para casa foi mais fácil, tomamos o ônibus amarelinho, que estava vazio. O saldo foi positivo, apesar da piranha quebrada!

 

Glossário:

Tubo: Estação de ônibus em forma de tubo por onde param os ligeirinhos e bi-articulados. Criação de Jaime Lerner,arquiteto e ex-prefeito de Curitiba

Biarticulado: Criatividade premiada internacionalmente em soluções de urbanismo. Em outubro de 1991, sob encomenda da URBS, a Volvo começou a desenvolver o primeiro ônibus Biarticulado brasileiro, batizado de Metrobus, ele tinha 25 metros de comprimento e capacidade para transportar até 270 passageiros. Hoje Curitiba exporta tecnologia de transporte urbano e é exemplo para outras capitais.* - Fonte http://www.opportunityimoveis.com.br/curitiba.htm

Onibus Amarelinho: Microonibus que circula entre os bairros, são várias linhas que saem dos bairros até o centro da cidade (uma opção a mais no sistema de transportes de Curitiba

Pierog: Pastel cozido com recheio de requeijão e batata, coberto com molho, da culinária polonesa/ucraniana.

Porta quatro: Os bi-articulados têm cinco portas, das quais apenas as portas dois e quatro se abrem nas estações tubos. As demais portas são abertas somente nos terminais.

Piranha - prendedor de cabelos rebeldes.

Lili Maia
Enviado por Lili Maia em 17/02/2008
Reeditado em 24/05/2010
Código do texto: T863725
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.