De choque em choque!

Ele levou um choque ao encontrar a casa que morava no subúrbio sem energia elétrica, e claro que também o oratório da santa no escuro! Nem a luzinha vermelha que indicava a devoção e a santidade da casa, pelo menos assim ele pensava, deveria estar acesa. O que ocorrera? Durante sua ausência do lar em dez meses de serviço na selva ela, sua amada, não ficou sem dinheiro, uma vez que seu soldo era dos melhores e já que não havia no que gastar, então cem por cento do salário ela retirado por ela. Percebendo algo errado em sua chegada ele ai agia como um cordeiro de um vasto rebanho e uma ovelha só. Antes, na rotina do lar ele agia com a voz e pulso de comando militar!

Como não havia quem o tivesse recebido, pensou que deveria ter feito mais esforços para avisar de sua chegada, será que o e-mail que enviou do aeroporto não havia chegado? Claro que não! Não havia energia em casa, pensou ele. O telefone fixo também estava cortado, e o celular da amada só dava mensagens avisando estar fora de área. Ela realmente não tinha ido à área da casa uma só vez, nem para lavar a cueca que ele havia usado na véspera de sua viagem, Assim mesmo ele arriscou um grito de guerra: “Querida cheguei!!!” Não houve nenhum barulho; nem de um morcego voando pela janela! Ele estranhou.

Percebeu que havia pisado em uma montoeira de papéis enfiados por baixo da porta, juntou-os e sentou-se no sofá empoeirado, acendeu uma vela e começou olhar um a um. Primeiro eram contas de luz e os avisos de corte, Depois as contas e avisos de corte dos outros serviços: Água; Telefone. Internet, TV a Cabo. E de quebra o aviso do IPTU, a conta do armazém, a dívida farmácia e do único que não ameaçava cortar, o cabeleireiro. Ele que nunca, nem na selva junto com outros homens pensou em perder sua pose máscula, de quem fazia questão de pentear os seus poucos cabelos com pente de osso, e em frente ao espelho! Ele também nunca perguntou: “Espelho, espelho meu, existe homem mais chifrudo que eu?” Para que perder tempo querendo ver assuntos tão levianos? É invisível e não pesa!

Naquela noite ele dormiu em uma rede que trouxe da viagem, pois era o que de mais limpo encontrou para abrandar o cansaço e a vigília da apreensiva viagem aérea. Nutria medos dos ares principalmente depois que soube um acidente entre um avião idêntico e um jatinho de pilotos americanos, sempre pensava: “Depois dizem que brasileiro é que anda na contra mão”, e concluía: “Não quero voltar pra selva!”. Amanheceu sem roncar, mas como um touro bravo, por que a casa já tinha outro dono! Caiu à ficha, não precisava resposta do espelho, e enfim, fora da luz de vela, somou os valores devidos, e leu o rápido bilhete com um ponto final, e levou um choque fulminante ao ler: “Fui desta, estou morando a beira mar”. Deu a macaca, e ela foi para a selva de pedra; Vendeu a casa e levou todo o soldo acumulado por dez meses como indenização pelos dez anos de maus tratos!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Seu Pedro tem medo de choques, por isto, como não quer manter isolada sua amada, mantém sempre a alta tensão!