ÁRVORE GENIALÓGICA MAGEENSE

Pela minha ótica, os gênios podem ser eternos, temporários ou momentâneos. Inúmeros indivíduos têm um arroubo de genialidade e fazem algo espantoso que vale por uma vida. Muitos outros têm suas fases (ou temporadas) nas quais marcam épocas, merecendo vagas no arquivo natural da história. São poucos os que levam no sangue o DNA da genialidade. neles tudo é genial. Suas existências são geniais.

Mas também avisto genialidade naqueles fazedores que mesmo limitados como pessoas, profissionais e personagens de uma saga, têm persistência o suficiente para construir algo notável diante de um grupo, uma sociedade, uma região. Gente que leva anos esmurrando pontas de adagas até atingirem um ideal, estabelecerem complexos, quiçá impérios nos limites de suas realidades. De seus mundos. De suas alçadas. Nas artes, nas letras, nas relações, no empresariado, na educação, na construção civil, no judiciário e nos etecéteras tenho eleitos, pelo prisma pessoal, os meus gênios mageenses. Os eternos, temporários, momentâneos, e de sobra os gradativos, ou persistentes. Minha ótica, em parceria com a ética não levou em conta o que outrens acham dessa lista que abrirá parêntesis, interrogações e reticências ao meu redor. Mas é minha lista, minha árvore; meu pé-de-prodígios humanos num quintal que esquadrinho faz longo tempo.

Considero frutos preciosos os autores de grandes feitos que nos honram. Os artistas, desportistas e literatos; os políticos, educadores, juristas , empresários e tantos outros que fazem ou fizeram parte ostensiva da história mageense. Da mesma forma, os que simplesmente cartivam, encantam, comovem, zelam, apaziguam e unem de formas tão convincentes e profundas, fazendo a diferença onde tudo é igual. São os simples, os humildes de todas as camadas sociais, docientista ao homem do campo; do arquiteto ao servente de pedreiro; da pianista ä prostituta. Os que se destacam como indivíduos admiráveis, ora pelo que fazem, ora pelo que são.Minha árvore genialógica tanto inclui quanto exclui amigos; tanto exclui quanto inclui desafetos. Espero que os amigos barrados continuem amigos e que os desafetos inclusos não pensem que aprendi a amá-los. Apenas os reconheço como gênios em seus aspectos notáveis ä minha visão ( que não sei se genial) de genialidade.

Como existem mais nomes merecedores desta homenagem pessoal do que julgo haver, mas que foram traídos pela minha memória, bem como outros que a merecerão no futuro, minha árvore tem flancos... Vagas destinadas ä correção de injustiças e a reconhecimentos posteriores. Pelo menos enquanto a vida considerar que a mereço e não sacudir o galho que me sustenta em seu pé-de-gente comum.

(Para Fiúza, Deneir, Sérgio Macedo, Márcia Câmara, Claudélia, Claudeli <Coelho>, Márcio Bonfim, Aldaléa Albuquerque, Jorge Duarte, Ney de Lima+, Isac Machado de Moura, Ivone Boechat, Renato Cozzolino+, Benedita Azevedo, Reinaldo José Ferreira+, Eraldo de Miranda Telles+, Mariângela Yanase, Laerte Leocornil+, Dario Navarro+, Mário Coelho, Hugo Braga+, Adolfo Macedo+, Adalto, Rosinéa Dias, Alcília Brandão, Zózimo Duval+, Elzir Duval, Devanir Gimenes+, Joel Rabello, Geraldo Mattos, Jari de Souza+, Rosilene Pereira).

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 14/03/2008
Reeditado em 16/03/2008
Código do texto: T901182
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.