Guerra vale a pena - disse o senhor da guerra GWB

“Guerra vale a pena” (George W. Bush, comemorando 5 anos da guerra com o Iraque, dia 19/03/08)

..........

O líder máximo do mundo vive fazendo guerra, semeando discórdia e defendendo métodos bélicos como ideais para resolver conflitos. É o velho jogo do mal, que se apresenta como “representante do bem” diante da barbárie, mas faz pior. Mas seus argumentos são nada diante do que disse o velho mestre chinês. Este afirmou que as armas são instrumentos nefastos. O homem de bem não as adota e o povo só as ergue em último caso, para defender-se – e mesmo assim e não se exulta com a vitória.

Deixou ele escrito, em velhos papéis, que o governante que glorifica a vitória numa guerra tem prazer por sangue. Este nunca poderá realizar o ideal do povo, porque não honra a paz e a tranqüilidade.

A morte de homens em guerras, convém vê-las, sim, com desgosto e tristeza, além do que a vitória numa guerra é um ritual fúnebre, que não merece glórias. Assim foi dito e as palavras cruzaram os séculos, mas não foram ouvidas; vibram intensamente diante de nós, mas não são adotadas, pois a paz não interessa a quem dorme sobre riquezas.

.....

Baseado em texto de Lao Tsé, capítulo 31, do Tao te King, transcrição livre de Célio Pires.