Bendito Apagão

Inesperadamente às 18h de uma bela terça-feira, a energia elétrica deixou toda nossa cidade em pavoroso, resolveu tomar um chá de sumiço. Neste dia estava participando da Santa Missa, por sinal era o meu dia de cantar, quando ficamos a ver navios. Achei que era coisa momentânea, qual nada a cidade inteira tinha sido afetada.

E eu, de volta para casa, ouço pelas ruas os rumores dos transeuntes, que indignados esbravejavam:

- Como pode essa energia faltar logo no dia do meu jogo!

- E agora minha novela?!

- E agora isso e agora aquilo...blá, blá, blá...

Nossa! Fiquei pensando em como as pessoas reclamam por tão pouco. Cada situação por que passamos nos leva a um aprendizado. O momento da falta de energia era útil sim, bastava as pessoas perceberem com outros olhos.

Imagine uma cidade inteira no mais absoluto silêncio. Que maravilha! Podíamos ouvir até o pulsar do nosso coração. O silêncio é essencial em nossa vida para que possamos nos encontrar conosco, para partilhar o que antes havíamos deixado de lado por conta da agitação diária. E a conversa agradável que a televisão atrapalha, e a música ao som do violão na varanda de casa, com todos atentamente escutando, afinal não há mais nada a ouvir, e a leitura gostosa e silenciosa, e aquele céu estrelado, e o chá quentinho sendo servido à roda de amigos.

É, meu amigo, louve por este momento negro, ele com certeza te fará recordar de tantas coisas, te fará pensar mais profundamente em quantas anda tua vida, te fará perceber que às vezes está na escuridão mesmo rodeado de luzes, te fará perceber que tu és uma ótima companhia para ti mesmo. Tudo isso proporcionado pela falta de energia. Mas logo ela retornará e tudo voltará a ser como era antes: barulho, corre-corre, Internet, televisão, aflição misturada com diversão.

E eu estou aqui no meu quarto traçando estas letras à luz de velas, imaginando cada pessoa e cada situação, sabendo que daqui a pouco vou precisar dessa bendita energia para publicar este texto no recanto. Faz parte da vida.