Sempre ouvi dizer que se conselho fosse bom, a gente vendia, não dava. Acho que o fundamento desse ensinamento é perfeito: quem não quer ser ajudado, não merece nosso esforço, nossa preocupação, para isso existem os psicólogos, analistas, xamãs, ou qualquer um que cobre uma nota preta para arrancar algumas palavras mais profundas.

         Fiz terapia por muitos anos, não porque me achasse louco, e sim porque me achava normal demais, muito semelhante a um monte de gente, que passava o dia reclamando, auto-punindo-se, criticando qualquer erro cometido. Um poço de auto-piedade. Pessoas assim são tão chatas, de uma auto-crítica tão exacerbada que nem elas se aguentam, daí  torturam-se até o ponto de tornarem-se deprimidas, psicóticas ou então desenvolvem um belo cancêr, daqueles bem sofridos. Sofre o cabra e a família inteira.

        Malhar em ferro frio é uma tarefa não somente cansativa, como também insana. Conheço várias pessoas que adoram, quase chegando a um  "orgasmo invertido", contar as desgraças do dia a dia.  Elas sofrem, e os olhos brilham quando o contam. Daí você diz: fulano(a) porque você não faz isso ou aquilo? Porque você insiste em sofrer? Porque você não larga esse osso sem carne nem tutano, sem nada que se possa aproveitar? A resposta é quase sempre a mesma: "eu não consigo, eu não sei como fazê-lo, blá, blá, bla'!!!!!

          Quem não quer ajuda, não merece ajuda!!! Simples assim, naturalmente objetivo, e sem remorso. Todo o masoquista adora ouvir quando você diz que não vai mais ajuda-lo, pois assim  essa pessoa reforça  a idéia de que a vida é para ser sofrida mesmo. Você lhe dá o que ela quer. Na verdade, o que muitas vezes essas pessoas querem, é te usar como lata de lixo ou privada. Depois que elas despejam o lixo delas,  vão-se aliviadas e você ficou com toda a porcaria dela!!!! Preste atenção quando aquela "amigona" te contar a desgraceira que está a vida dela. Ela vai embora feliz e você fica um caco, com toda aquela carga negativa. Você tentou durante minutos ajuda-la, mas o que ela queria mesmo era alguém em quem vomitar!!!! Todo ser masoquista do tipo descrito acima, é antes de tudo surdo. Ele não quer ouvir nada, e a surdez é amplamente seletiva: ouve o que interessa para manter a áurea de sofredor imutável.

          O auto conhecimento é a única forma de desenvolver nossa mente e espírito, de galgarmos níveis mais elevados na nossa evolução como seres humanos. Ter medo de entrar em contato com nossos "fantasmas" e "demônios" é a forma mais rápida e curta de enlouquecer e perder toda uma existência cheia de experiências. A vida é um parque de diversões. Se você tem medo da montanha russa, roda gigante porque então gastar tempo e dinheiro em ir até esse local de pura adrenalina? Por mais porcaria que a gente se ache, ainda assim temos uma parte do divino em nós, portanto somos também divinos!!!!

          Sei lá se isso vai servir para alguém, mas se o escrevi por alguma razão foi. O faço sem auto crítica, sem medo do que as pessoas irão pensar. Fi-lo porque qui-lo. Sem medo de ser feliz.

Um abraço

.'.