“MUDANDO PARA PIOR”.

              (Crônica).

 

Querem trazer a maior capital do país aos tempos da ditadura.

Baseado na palavra de Cristo, eu digo. – Nem só de praças vivem os cidadãos.

Antigamente... Eu digo antigamente, parece até que foi há mais de cem anos atrás; mas na verdade faz pouco mais de quinze anos, existia a tão famosa feira livre aqui em São Paulo, e se digo existia é por que o nome já diz “feira livre”, o que na verdade hoje não passa de mercado a céu aberto.

Seria bem melhor a prefeitura usar os seus fiscais para cumprirem os seus verdadeiros papéis, ou seja, fiscalizar... Hoje eles não passam de confiscadores.

Eu tenho presenciado cenas lamentáveis! Confrontos da guarda metropolitana com camelôs, é claro que existem exceções, em alguns casos há abusos por parte dos ambulantes, mas já presenciei muita covardia por parte dos fiscais municipais.

Há poucos dias atrás, eu vi duas senhoras, que aparentavam terem mais de sessenta anos, serem empurradas como se fossem delinqüentes, e verem os seus pertences tomados das suas mãos, e jogados em cima de um caminhão como se fossem lixo, mas o que mais doeu em mim, foi o desrespeito com que tratavam as pessoas que ali estavam ganhando o seu pão; eles vão chegando e sequer conferem se existem notas fiscais ou não.

Ser ou não ser permitido à venda de mercadorias naquele local sem o devido alvará é uma coisa, mas então por que não providenciam alvarás provisórios para as pessoas de mais idade, ou portadoras de alguma deficiência? Eu não sou um desses ambulantes, mas aqui bate um coração, e tenho em mim sensibilidade para sentir a crueldade e arbitrariedade, que estão praticando contra pessoas que pouco ou nada podem, e que mais precisam da prefeitura desta cidade para sobreviver. Eu não estou aqui misturando cidadania com politicagem, não estou citando nomes, pois não é esse o meu papel, mas também sou um cidadão brasileiro, e não gostaria de ver um regime opressionista implantado na cidade onde eu resido.

Eu vejo e ouço os detentores do poder, bater no peito e dizer, que por aqui está as mil maravilhas, que a saúde em São Paulo está nota dez, mas não é isso que eu vejo, a burocracia voltou a atormentar os cidadãos, a prefeitura não respeita um laudo emitido por médicos idôneos, obrigando os deficientes e pessoas merecedoras da gratuidade nos transportes urbanos no município de São Paulo, a se submeterem a outros exames periciais, por médicos da secretaria municipal de transportes.

Postos de saúde municipais se negam a atenderem os pacientes que vem dos municípios vizinhos e, no entanto, fazem propaganda nos rádios e televisão, dizendo que, aqui a saúde é para todos.

Leitores e leitoras, este texto que escrevi, não tem nenhuma conotação política, não é a minha intenção tirar ou angariar votos de, ou para alguém; o meu papel aqui foi unicamente critico e informativo do que vejo; muitos que lêem este texto sabem do que estou falando, outros vêem, mas não me darão razão; eu sei, a moeda tem duas faces, porém, só uma das faces tem a cara.