SOMOS TODOS HIPÓCRITAS

 

 

 

Devemos elogiar a hipocrisia?

 

 

 

A hipocrisia, sem a precipitação ou a sombra nefasta dos preconceitos, nós podemos conceituá-la como o ato de fingir ter crenças, virtudes e ou sentimentos que a pessoa na verdade não possui.

Mas também para não falsear essa mesma verdade, afirmamos com incontestável certeza de que essas pessoas nunca possuíram tais atributos.

Estamos sempre ouvindo e vendo exemplos típicos de hipócritas, são aqueles exemplos em que se denuncia alguém por realizar alguma ação, enquanto o denunciante realiza a mesma ação.

Esse comportamento nojento e naturalmente repugnante, nós temos a oportunidade de observar com contumaz enfoque nos noticiário das TVs e das emissoras de radio.

Todas essas mal lembradas e revoltantes informações são provindas do meio político, pois pasmem, elas surgem sempre com naturalidade do meio político de qualquer nível, isso quer dizer que somos governados por verdadeiros hipócritas.

O entulho, a sentina de nojeira é tão grande e desavergonhada que, não mais nos importamos com a hipocrisia desses políticos safados, agora eu não sei se somos incompetentes, dormentes ou coniventes.

No entanto, continuamos dando o nosso voto aos mesmos políticos, mas na verdade, isso acontece porque nós também somos todos hipócritas.

Na religião existem abundantes exemplos de hipocrisia, e não se pode dizer de nenhuma religião que é imune a ela.

Os costumeiros escândalos dos abusos sexuais na Igreja Católica Romana, entre os padres supostamente celibatários e castos são uma afronta aos bons costumes, a moral e a família.

É demasiado nojento e nos causo certo asco termos que nos referir aos padres pedófilos e, como apenas uma passagem, eu quero lembrar que o Papa Bento XVI, em recente visita ao presidente dos Estados Unidos da América do Norte, pediu menos rigor das leis para com os ditos tarados de sacristia.

Eis aqui algumas citações e advertências de Jesus:

1-    “Se alguém escandalizar um desses pequeninos que crêem, melhor seria que lhe prendessem ao pescoço a mó que os jumentos movem e o atirassem ao mar”.

2-    “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Sois semelhantes a sepulcros caiados, que por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda a podridão. Assim também vós: por fora pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade”.

3-    “E quando orardes, vós não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de fazer oração pondo-se em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos homens”.

Agora, se perguntássemos para onze (11) pessoas sobre a hipocrisia, evidentemente que teríamos como resposta de dez (10) que terminantemente a odeiam.

Só que todas as dez (10) pessoas, estarão sendo hipócritas neste momento.

Dizem e nos falta coragem para admitirmos que a hipocrisia, esse defeito tão vilipendiado é fundamental e necessário à vida cotidiana.

É verdade, muitas vezes ou na maioria das vezes somos hipócritas por motivos nobres, embora geralmente o sejamos por covardia ou, quem sabe, por sabedoria.

Diz o filósofo Rafael Galvão que o mundo acabaria numa semana, porque a verdade pura e simples mata.

Acrescenta ainda o brilhante filósofo que: “Portanto, agradeçamos a Deus ou ao Diabo, pela invenção dessa arte milenar e salvadora.

Sejamos realmente sinceros uma vez na vida, e continuemos hipócritas.

 

Dito de Ramakrishna:

 

Tudo o que é falso é ruim, até mesmo a roupa emprestada. Se seu espírito não combina com a roupa, você está sujeito à infelicidade. Porque é desta maneira que as pessoas se tornam hipócritas, perdendo o medo de agir mal e de dizer mentiras.

 

 

 

 

Eráclito Alírio da silveira
Enviado por Eráclito Alírio da silveira em 07/05/2008
Reeditado em 08/05/2008
Código do texto: T979677