AMOR CIBERNÉTICO



     Inicialmente minha relação com o computador era mais de rejeição do que de atração. Rejeição, não por medo do moderno, da técnica, mas porque, me achava incapaz de aprender em lidar com essa potente máquina. Eu não conseguia ver-me diante de um computador, embora admirasse muito ver minha irmã digitando os belos textos, conteúdo de seus livros.

     Várias pessoas amigas sempre me entusiasmavam no sentido de aprender informática, pois de acordo com o contexto atual, essa ciência como parte integrante do nosso mundo globalizado, eu não poderia ficar à margem dessa realidade.

     Matriculei-me num curso “Aulas de Computador”.

     Ganhei da minha irmã, um 486, que apesar de muito limitado, valeu para eu dar minha arrancada rumo ao aprendizado inicial. Depois de algum tempo percebi que precisava de aulas mais avançadas. Foi necessário adquirir um computador novo. Contratei aulas particulares, as quais eram dadas em meu domicílio, pois eu precisava dominar os ensinos em minha própria máquina. Valeu a pena e como valeu! Devo muito aos professores Ângela e Cristiano, pelas aulas, me ensinando tantos programas diferentes! Mesmo quando estavam ausentes, tiravam dúvidas pelo telefone. É claro que ainda tenho muito a aprender, mas o que já aprendi tem me dado possibilidades satisfatórias.

      Minha adaptação com o PC não foi muito difícil. O meu interesse sobrepujou às dificuldades. Para fixar a aprendizagem, eu fazia muitos roteiros, os quais eram revistos sempre que necessário. Ainda hoje tenho muito deles, que me ajudam quando preciso.
Muitas coisas nos impressionam no meu relacionamento com a máquina, dentre elas estão as respostas que ela me dá, especialmente quando ocorrem erros. Os recadinhos são verdadeiros alertas para as próximas ações no manejo dela. O “desfazer”, que coisa legal que te possibilita restaurar um documento, um arquivo, enfim, algo que é importante.
Verdadeiramente o uso do computador é uma riqueza, sem contar que você está a fazer constantes descobertas. Ele te ensina até ter paciência. Há certos comandos que precisam de mais tempo que outros. Se você opera muitos comandos, não abre nenhum e ainda pode acontecer do seu PC travar. A internet então, é algo maravilhoso! Você está em contato com o mundo. É verdade que ela oferece muitas coisas ruim, mas só depende de você saber escolher o que há de melhor.


Depois que você tem um computador, você não consegue viver mais sem ele. Ele passa a fazer parte do seu dia-a-dia. Estar sem meu PC fico triste. É como separar de um ente querido, especialmente quando você tem a internet e convive diariamente com seus amigos virtuais. Tenho muitos amigos virtuais, mas que para mim são tão reais, pois compartilhamos as nossas experiências. Na tela do computador encostamos nossos ombros, choramos, alegramos, enfim festejamos juntos fatos que fazem parte de nossas vidas. É ainda importante dizer que essas amizades tendem a crescer em face os ricos mecanismos, cada dia, somados, que só favorecem.

      Mas o computador para ter um funcionamento eficiente, precisa de cuidados especiais. A sua manutenção carece de atenção dos técnicos com mãos hábeis que saibam manusear e restaurar cada equipamento quando necessário for. Essa manutenção não é barata e por isso é importante que conheçamos profissionais gabaritados e de confiança. O descaso de muitos profissionais pode trazer prejuízos irreparáveis. Um acompanhamento cuidadoso faz parte para que a máquina funcione a contento. Não se pode esquecer de efetuar de vez em quando um backup, uma vez por semana a  desfragmentação, deletar os arquivos temporários. A instalação de um antivírus é imprescindível, para afastar os nocivos invasores. Eles são perigosos e podem corromper o seu HD.

      Hoje sou escritora, devo a Deus minha gratidão por todas as possibilidades alcançadas. Devo também muita emoção ao meu querido computador, que tenho como amigo de muitas horas, de diversão, de conversas, de informações e trabalho, bem como gostosas convivências com amigos. Ele tem me favorecido a edição do meu primeiro filho literário, meus E-books, conhecer muitos sites literários e publicar muitos dos meus textos em alguns deles. Essa realidade faz parte do meu sonho, me tornar conhecida no meio literário.
      Assim, se você ainda está na fase de atração e rejeição pelo computador, ultrapasse-a e descarte a segunda situação e abrace a primeira, para o seu próprio bem e o bem de todos que fazem parte do seu mundo virtual.

 

 

                                          Maria Loussa