Discurso de Formatura da turma de Ciências Biológicas Bacharelado

Senhoras e Senhores aqui presentes.

Agradecemos a confiança depositada em nós durante estes anos e hoje, neste momento tão sublime em nossas vidas, compartilharemos nossas alegrias com todos vocês. O pensamento desta Turma guerreira, que aqui hoje encontrará o último degrau da primeira escada do futuro, é simples, porém virtuoso: Somos vencedores!

Tomamos a liberdade de citar um pensador:

“A ciência se compõe de erros que, por sua vez, são os passos até a verdade.” (Julio Verne).

No princípio, tudo era uma grande incerteza e ainda pode ser para alguns de nós. Sabemos também, que muitos têm seus projetos elaborados, seus sonhos traçados. Mas ainda, a incerteza do início permanece de uma forma diferente, mas ainda jaz.

Entre dúvidas e novos conhecimentos; aquela briga interna, aquele confronto de idéias e opiniões; as teorias; as fórmulas; os incontáveis livros; as imensas anotações; a dor de cabeça; o desespero em véspera de provas; os trabalhos e a nostalgia de ser calouro. Eram estes nossos desafios quando tudo começou, não tínhamos noção do que encontraríamos naquele universo tão novo e tão vasto.

E com o passar dos tempos, começamos a perceber que por mais árdua fosse a nossa escalada, por mais cansativa que realmente seria, no meio do caminho havia lindas paisagens, grandes segredos e sábios guias nos levando pelos mistérios da complexidade. Sempre com a esperança que o topo da montanha estava, a cada passo, mais próximo. Era só olhar pra cima, respirar fundo e encher o peito de fé.

Com o passar dos dias, entre conversas, brincadeiras, viagens e trabalhos em grupo, a turma foi interagindo. Foi se tornando uma família. A faculdade passou a fazer parte de nossas vidas, completando nossas rotinas. Seus corredores, nossas varandas. Suas salas, nossos quartos e em seus laboratórios, nossos sonhos. E com sorrisos e expressões preocupadas, perdendo os cabelos antes das provas e ajudando os colegas a sanar as dúvidas, a família foi se tornando mais e mais unida. Conquistamos experiências, trocamos lições de vida e aprendemos um pouco mais de cada um e aprendemos mais ainda deste universo esplendoroso e enigmático que é a biologia.

Muitos não puderam estar presentes aqui hoje. Por motivos pessoais ou não, muitos dos nossos louváveis amigos deixaram nosso barco, se aventuraram pelo mar da vida ou trocaram seu rumo. Mas que todos sejam respeitados e que eles, estejam aonde for, sejam lembrados como parte de nosso passado, como membros de nossas vidas.

Agradecemos imensamente aos nossos guias. Mestres qualificados e de inteligência vultosa, que nos contemplaram com conhecimento, o melhor presente que poderíamos receber. Espero que muitos outros passem pela mão de vocês, e que a cada novo educando a sabedoria de lecionar com tamanha experiência e clareza seja mantida e que todos estes, assim como nós hoje, sejam gratos a vocês, nossos mestres queridos, exemplos fiéis do profissionalismo e do compromisso.

Paramos e pensamos por minutos, recordamos de muitas lembranças. Inúmeras discussões filosóficas; questionamentos teóricos; conflitos entre ciência e religião; contemplação das maravilhas minúsculas e dos códigos, ora tão simples, ora tão complexos, mas que no fim desenvolviam seres divergentes constituíam obras tão perfeitas. A vida acadêmica foi algo que nos foi proporcionado como um livro de mistérios, onde a cada enigma decifrado, tudo parecia mais fácil, tudo se encaixava perfeitamente. Às vezes, faltava uma peça ou outra, mas no fim, o quebra-cabeça estava montado.

Nossas bases foram se tornando fortes; a construção do nosso caráter profissional foi modelada. Nossos baldrames estavam sendo erguidos para uma incrível edificação ser construída sobre eles. E novos degraus foram superados, a cada passo, o topo estava mais visível. Já é quase possível tocar as nuvens. A brisa, tão macia e suave vem ao encontro de nossas faces.

Hoje, já se passaram quatro anos de batalhas travadas contra nós mesmos, contra o tempo e a favor dos nossos interesses. Recebemos hoje, o título que há anos atrás, era apenas incerteza. Temos hoje um certificado que prova para o resto do mundo que somos guerreiros; lutamos por nossos sonhos; escalamos uma montanha de provações e que ainda continuaremos traçando novos caminhos. Porque tenho certeza que muitos aqui ainda vão continuar a construir seus futuros, vão fortalecer seus alicerces e irão subir novos degraus, afinal, foi para isso que vocês, nossos mestres, nos prepararam. Para prosseguirmos rumo a novos objetivos cada vez mais altos, conforme nos for concedido.

A cada um de vocês familiares e amigos que estão nos prestigiando neste dia de imensa alegria e realização, o nosso muito obrigado pelo apoio, força, compreensão, carinho e palavras de conforto em cada um dos momentos que culminaram neste dia.

Gostaria que cada um dos presentes se sentisse responsável pelo que nos tornamos hoje, profissionais comprometidos com a ética e o caráter de seu ofício.

Por fim, nos resta agradecer a Deus por mais essa conquista e pedir a Ele que continue a nos ajudar em nossa caminhada como sabemos que Ele fez até aqui.

Obrigada a todos! Que Deus nos abençoe.

Viajante Ls
Enviado por Viajante Ls em 18/12/2008
Reeditado em 07/02/2014
Código do texto: T1341247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.