Discurso de Formatura da Turma "Sou contador e não desisto nunca"

Prezados Amigos,

Cheios deste sentimento de alegria e festa de estarmos aqui, comemorando e completando este ritual de passagem que é a obtenção do grau superior, não poderia deixar de recordar a todos os mais de 1800 dias que partilhamos da convivência uns dos outros.

Entramos nesta universidade com os objetivos e anseios que concretizamos hoje. Buscamos ao longo destes cinco anos compensar de alguma forma toda ausência familiar justificada pelo estudo e esforço em passar nas provas intermináveis, em entender as matérias, às vezes, indecifráveis, das Vs’s que nos assombraram, das greves e paralisações...

Entramos nesta casa pelo merecimento e vitória recompensados, através do suor de nossas horas de estudo e dedicação aplicadas a este único objetivo: sermos contabilistas!!!!!!

Nesta casa, pudemos conhecer a realidade do ensino superior brasileiro, com todas suas benesses e dificuldades, assim como todo o esforço conjugado necessário para estarmos aqui hoje e dizer: muito obrigado!!!!!!!!!!

Agradecemos a todos, sem exceções, por tudo o que nos possibilitou alcançar este êxito. Esta noite é uma noite de festa, alegria e reconhecimento da vontade e realizações de sonhos de cada um que está neste teatro.

Esta é a nossa resposta àquelas intermináveis perguntas familiares “já se formou?”, “isso não acaba nunca?”.

Sim. Concluímos hoje nosso curso. Concluímos esta pequena etapa de nossas vidas e nos preparamos para a batalha maior que nos espera lá fora. Muitas vezes nos encontraremos novamente em lados opostos, quem sabe, disputando a mesma vaga no mercado de trabalho e os mesmos clientes...

Contudo, sempre nos lembraremos deste dia e das amizades que aqui floresceram em torno deste objetivo e que ocuparão nossas lembranças por toda a eternidade.

Prezados amigos, me sinto imensamente feliz em mergulhar nestas lembranças... Não pelo oficio de orador que exerço aqui hoje, mas como forma de retribuição e oportunidade que tenho de manter viva e pulsante na memória de cada um de vocês, de cada pai, mãe, avós, amigos, enfim, de todos aqui presentes; este sentimento compartilhado de júbilo e vitória.

Quero abraçá-los com este sentimento. Quero abrir vossos corações e transbordá-los dessas memórias, das lembranças dos amigos que partiram em busca de outros caminhos, dos finais de semana ensolarados que arduamente empregamos no estudo, da correria diária casa-trabalho-faculdade-casa.

Quero que estas lembranças sejam as companheiras fiéis nas horas em que os percalços da profissão vos alcançarem, nos desafios que surgirão como provas de vossa capacidade, quando as incertezas do futuro angustiarem vossos corações....Leve-as convosco. Leve estas memórias nestes momentos, pois assim não apenas o sentimento de algo bom que aconteceu em nossas vidas será lembrando, mas, sobretudo a certeza do caminho certo que escolhemos para o nosso futuro...

Aproveitemos então, prezados amigos, cada momento aqui e agora, pois serão únicos e exclusivos deste dia. Tenhamos a certeza do hoje e da imensa estrada que se abre para nós a partir de agora com nossa formatura.

Tenhamos fé em nós mesmos, em Deus e em tudo o que fizermos. O pensamento é supremo e nossa maneira de encarar a vida determina o rumo que seguimos.

Estejamos sempre conscientes de nossas atitudes. É pelo arbítrio de nossas ações que prestaremos contas ao Divino.

Nem sempre vivemos de sonhos que se realizam, mas sempre viveremos de realidades que nunca sonhamos. Aprendamos a conviver com isto e saibamos quando recuar o necessário para avançar sempre adiante logo em seguida.

E o mais importante: levemos como estandarte maior em toda nossa vida profissional o nome desta turma. Afinal de contas, a partir de hoje somos contadores e não desistiremos nunca!!!!!!!!!!!!!!

Muito Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!

Alexandre Casimiro
Enviado por Alexandre Casimiro em 23/10/2006
Código do texto: T271501