Discurso de Formatura 2016

Senhoras e Senhores,

De início, saúdo a todos os membros que compõem essa honrosa mesa, na pessoa da Ilustríssima Diretora, (Professora) Rosilene Lira. Saúdo a equipe de colegas professores da qual tive a honra e o privilégio de fazer parte; saúdo aos familiares, aos amigos e às pessoas amadas pela imensa honra que nos têm dado lotando esse espaço, e especialmente, aos nossos queridíssimos formandos, com o meu cordial boa noite.

Antecipo-me a agradecer, especialmente, aos meus pupilos, meus afilhados (turma do 4º ano de agropecuária, vespertino), pela escolha para que neste dia, também coubesse a mim, desfilar algumas palavras para o desfecho dessa etapa crucial de seu percurso estudantil. Lembrem-se: eu disse etapa! Afinal, a vida é para nós um livro de, aparentemente, infinitas páginas, só Deus sabe quando estaremos lendo a última. Sobretudo, agradeço a quem verdadeiramente nos permitiu estar aqui. Ao nosso Deus misericordioso e sublime, arquiteto de nossas vidas, toda gratidão.

Esta noite, queridos alunos, nós não abordaremos a eletrostática, tampouco a mecânica, menos ainda a óptica... A física será posta de lado. Quem veio para estes proclames, lamento frustrá-los, podem reclamar logo mais no PROCON. Hoje eu quero lhes falar da MOTIVAÇÃO, e o poder invisível que esta força exerce sobre nós.

A cerca de 15 anos, um dia desses, logo ali numa das esquinas do tempo, eu desfrutava dessas mesmas emoções que vocês sentem agora, por estar alcançando a tão sonhada e a duras penas alcançada graduação. Na ocasião, eu me lembro que um marcante professor chamado “Valdir”, também escolhido para paraninfo da turma, incutiu-me com suas palavras, sua oratória, uma vontade descomunal de um dia, de alguma forma, agraciar-me com a honradez de estar, assim com ele estava, diante de uma turma de estudantes, para proferir as últimas lições desta jornada. INSPIRADOR!

Isso, pela forte crença de que, o sublime momento, entre outras coisas, vem creditar ao professor, ao trabalho realizado, as relações amistosas e as amizades perpétuas semeadas, igual certificação pela gestão eficiente de suas ações.

Vocês, meus adoráveis alunos, fizeram a gentileza de me realizar este sonho antigo. Muitíssimo obrigado! Eu só não pude prever e sequer desconfiei naquele momento, o quão difícil seria representar um papel de estrema responsabilidade.

Apadrinhá-los, significa para mim, ter conquistado vossos corações, significa que, verdadeiramente, construímos uma amizade, e que transcendemos as equações, as expressões matemáticas, os vetores, as relações espaço/tempo e até mesmo os cibitinhos. Tê-los como meus afilhados “é melzinho na chupeta”!

Mas, nós estamos aqui pelo motivo, ou melhor, pela motivação. Justamente porque quiseram um pouco mais do que o de costume, é que vocês acenderam a chama que impulsiona e realiza. Ela os trouxe até aqui. O QUERER

É hora, portanto, de desembainhar vossos facões e abrir as picadas que os levarão aonde quer que seja. E seja como for, o “onde quer que seja”, será um canto reservado na historia dos viventes desta terra, que por justiça e força nos braços, todos vocês haverão de conquistar.

Normalmente, quando empunhamos nas mãos um produto de alta qualidade, ficamos fascinados com sua beleza, sua eficiência, sua utilidade... Não imaginamos porem, que ali se deu um processo complexo e minucioso de produção, que pessoas emprestaram seus conhecimentos, suas idéias, seu tempo, motivados em apreciar o resultado final chegar aos seus destinos e, em sua total serventia, tornar mais fácil a vida de seus possuidores. Para tanto, seguir fiel e precisamente os métodos de produção e a cartilha mercadológica garante que o processo seja permanente e a qualidade não decaia.

Quando vocês chegaram a esta fábrica chamada Escola (CEJAF), assemelhavam-se aos insumos, a matéria prima, passaram por processo produtivo, foram manipulados, testados, sabatinados, postos a prova. E estar hoje aqui e prova de que se tornaram (não produtos), mas, profissionais de alta qualidade, e plenamente capazes de alterar os rumos de nossa sociedade, em direção ao crescimento econômico sustentável.

Assim sendo, é hora de desembainhar vossos facões e abrir as picadas que os levarão onde quer que seja. E seja como for, o “onde quer que seja”, será um canto reservado na historia dos viventes desta terra, que por justiça e força nos braços, todos vocês haverão de conquistar.

Queiram, queiram seja o que for, e seja como for, queiram sempre com amor. Apenas tomem cuidado com as armadilhas que a selva chamada mercado, ardilosamente prepara pra nós. Como bem expressou Val Moraes: “Tem muita pedra de crack se achando doce de leite.”

Não sei se vocês repararam, mas os jornais noticiam a cada dia que o Brasil acaba amanhã, e a cada dia eu acordo e, vejam só, ainda é Brasil. Não sejamos hipócritas em achar que tudo corre as mil maravilhas. Há uma crise e nós somos afetados por ela, mas, como bons profissionais, vocês não devem confabular com os conspiradores do fracasso. Motivem-se, saibam que se esconde justamente nos problemas as melhores oportunidades. Vocês só precisam identificá-las! Apesar de, no exercício de viver, não haver manual de instruções! Portanto:

É hora de desembainhar vossos facões e abrir as picadas que os levarão onde quer que seja. E seja como for, o “onde quer que seja”, será um canto reservado na historia dos viventes desta terra, que por justiça e força nos braços, todos vocês haverão de conquistar.

E pela crença de que Curaçá, o Vale do São Francisco, quem sabe o mundo, estará recebendo pessoas transformadas, (crisálidas que hoje se fazem borboletas), condicionadas ao sucesso, é que me motivo a depositar, cada vez mais, esperança nas gerações que me sucedem; e que vão garantir que a tal reforma da previdência não passe de uma piada de mau gosto em que dela eu possa debochar antes dos 65 anos. PREMATURA ADOLESCÊNCIA!

Na economia, (inicio e fim da humanidade), são conduzidos, principalmente, pelo meio. Nessa perspectiva, nós professores temos conduzido até então as primitivas e as vindouras gerações, mas logo, logo, nós é que estaremos nos calcanhares do fim e seremos por estes conduzidos, representados, protegidos e acarinhados. CUIDEM BEM DE NÓS!

Se preciso for, façam desembainhar vossos facões e abram as picadas que os levarão onde quer que seja. E seja como for, o “onde quer que seja”, será um canto reservado na historia dos viventes desta terra, que por justiça e força nos braços, todos vocês haverão de conquistar.

Meus queridos afilhados e estimados formandos, despeço-me de vocês com uma frase de Fernando pessoa que por muito tempo acompanhou os rodapés das minhas provas e que por descuido alguns se esqueceram de ler (Era a questão mais valiosa da prova! rsrs): “Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?” Vão com Deus. Vão em paz e, mesmo agora, estejam sempre receptivos à aprendizagem. Cumpram o destino que lhes coube. Façam o mundo melhor. Muitíssimo obrigado!

Carlos Roberto Felix Viana

CarlosViana
Enviado por CarlosViana em 22/12/2017
Reeditado em 04/06/2018
Código do texto: T6205583
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.