UMA REFLEXÃO SOBRE HOMEOSTASE

   O que podemos compreender sobre o termo Homeostase? É um conceito interessante, muito utilizado na área médica e na área das neurociências, que nos remete a uma compensação e a autorregulação de nosso corpo e, portanto, de nossa vida no melhor exercício de sua força vital.

   De fato, a homeostasia consiste numa meta a ser alcançada constantemente na dimensão de nossa própria corporeidade: uma forma de estabelecermos um bom funcionamento de nosso processo vital, o que não deixa de favorecer o processo árduo da individuação.

   No dicionário online da língua portuguesa, a homeostase é definida como: "Capacidade do organismo de se manter constante, para que suas funções e reações químicas essenciais não sejam influenciadas e permaneçam dentro (...) Processo de regulação que mantém o organismo em constante equilíbrio, homeostasia". Ao observarmos com cuidado a etimologia da palavra homeostasia, notamos que ela é uma junção de duas palavras de origem gregas, homo e stasis, que nos dá a entender uma condição de significativa estabilidade corporal, na qual o nosso organismo como um todo se encontra num estado positivo de realizar de maneira mais adequada as suas funções e onde cada parte é capaz de cumprir seus objetivos específicos.

   É claro que alcançar uma condição adequada e estável é sempre a meta de nosso ser em toda sua estrutura psicossomática; nunca, pois, um estágio que o ser humano pode chegar de maneira definitiva no sentido de torná-lo acabado e concluído. O esforço para se autorregular é sempre constante enquanto vivermos, e para isso é necessário que nossas funções vitais corporais estejam em harmonia com nossa vida psíquica e emocional; do contrário, teríamos apenas uma dimensão do ser e não a sua totalidade no sentido de se chegar a integridade.

   Para que possamos abordar toda complexidade inerente ao ser humano, é indispensável nos atentarmos para as variadas dimensões que constituem o seu ser, desde os aspectos mais visíveis, até os aspectos mais invisíveis e transcendentes, haja visto que o seu coração possui razões que a própria razão desconhece, como já dizia o nosso filósofo Pascal.

   A homeostase não deixa de ser, portanto, o nosso ponto de partida para que possamos obter uma noção de teleologia da vida rumo a um maior desenvolvimento, regulação, estabilidade e retidão, ainda que seja um processo constante e incessante que favorece o nosso desenvolvimento pessoal em meio aos percalços da existência.

   A noção de individuação vinculada a ideia de homeostase se torna uma realidade possível de ser pensada numa individualidade quando existe no seu ser a consciência do cuidado com a sua própria saúde em todos os aspectos possíveis, uma consideração de ordem ética em prol da integridade na vida psíquica/ espiritual. A homeostase é a metáfora de uma vida que, através do cuidado de si, se esforça em estar em consonância com sua alma e sua espiritualidade, sem perder de vista o valor de seus aspectos somáticos para o favorecimento de sua saúde e integridade.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 11/12/2023
Reeditado em 14/12/2023
Código do texto: T7951980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.