Por que à leitura elementar fica sujeita à compra e venda de titulações ?

Por que à leitura elementar fica sujeita à compra e venda de titulações ?

À oferta de cursos de graduação e pós-graduação no Brasil tem experimentado um expressivo crescimento, refletindo uma busca por qualificação profissional em um mercado de trabalho exigente e cada vez mais competitivo, tanto mais quanto ao uso de ferramentas de inteligência artificial que os selecionem. Sob este aspecto, uma análise crítica revela a iminência de uma série de múltiplas questões especulativas, o que comprometeria aos níveis de proficiência, especialmente na educação de base, como sendo a um fator crucial.

À evidência de um baixo nível de proficiência, muitas vezes, desafia à eficácia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de ingresso à grande maioria destes cursos vendidos no mercado especulativo. À inegável carência presente na formação básica resulta num relevado impacto direto quando o assunto se refira à preparação dos estudantes, assim como do preparo de professores, suscitando, portanto, numa série de questionamentos acerca de uma real política que promova equidade no acesso aos níveis de ensino superior e de pós-graduação.

Cabe relevar que, as atividades de leitura, dantes consideradas essenciais e enriquecedoras para o desenvolvimento intelectual e profissional dos indivíduos, hoje, muitas vezes, têm sido marginalizadas, sobretudo no que se refira a um saber extra-curricular. No contexto educacional brasileiro, às práticas de leitura são subestimadas quando propostas e tanto mais, quando assumidas como sendo complementares, o que pode resultar numa lacuna de habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional destes estudantes egressos deste mercado especulativo.

No entanto, é mister destacar que o crescimento do mercado de títulos acadêmicos não deve ser confundido com uma verdadeira busca por proficiência e/ou conhecimento propriamente dito. À aquisição de titulações muitas vezes se faça dissociada de um modelo eficiente de aprendizado significativo, considerando à existência de uma série de políticas de exclusão, levantando, portanto, um rol de preocupações acerca dos padrões de qualidade do ensino, bem como da real validade destas, então, credenciais, quando obtidas.

Em suma, enquanto à expansão destas ofertas educacionais no Brasil se faça de maneira tão expressiva, convém que nos atenhamos às deficiências quando advindas da educação de base, numa revisão das práticas de ingresso e a bem de uma real valorização das atividades de leitura quando solicitadas e, também, quando sugeridas para que haja uma complementação, considerando que estas respectivas leituras sejam cruciais para coibir que o crescimento do mercado de títulos seja acompanhado por um decrescimento efetivo nos índices de qualidade da educação, o que se lhe decorre desde o ensino fundamental e, que se estende aos níveis de graduação e pós-graduação, até porque, se há um crescente nicho de mercado, há uma relevada procura.

Script(e)rium
Enviado por Script(e)rium em 18/12/2023
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