A CRISE EM LINGUAGEM LEIGA

Ainda não se entendeu a simplicidade do motivo da crise que o mundo amarga: gastar-se mais do que pode e não se preparar para os tombos que as surpresas dão. Esse não preparo se deve, no caso dos estados Unidos, à arrogância. À certeza de uma invulnerabilidade que não é real em nenhum país.

Mesmo leigo, percebi que os ataques terroristas daquele fatídico setembro, às Torres Gêmeas nos EUA não teriam efeitos resumidos às mortes e aos danos materiais do dia. Começou ali a crise que foi se desenhando ao longo de uma guerra – declarada pelo governo norteamericando à ditadura Saddan, ao mesmo tempo em que caçava o terrorista Bin Laden. Foi uma guerra excessivamente dispendiosa e infrutífera, se considerarmos as causas ideológicas que só obtiveram a vitória específica da captura e morte de Saddan Hussein. Não aquela, contra o terrorismo em si.

Mesmo para o país mais poderoso do mundo, não dá para sustentar ao mesmo tempo as pesquisas e práticas de conquistas espaciais e os gastos com uma guerra igual à que o mundo assistiu, de poucos resultados, o uso de muitas armas de última geração e de outras tecnologias avançadas que oneraram o país. Há, decerto outras, mas estas são as causas capitais do que estamos começando a sofrer, graças aos efeitos globalizados em um mundo que se tornou muito pequeno para sair ileso de uma crise que tem início justamente na terra-parâmetro do mundo moderno.

Certamente que os termos da economia não serão tão simplórios ao explicarem a crise. Virão gráficos complexos, termos burocráticos e números confusos para “dessimplificar” a questão, pondo-a fora do alcance de nosso entendimento. Mas o que houve pode ser entendido perfeitamente, comparado àqueles casos em que uma família gasta com o que não pode, e quando as despensas e carteiras estão vazias surge uma doença exigindo recursos que já não há.

Sendo ainda mais simplista, direi que os governos terão que ter, mais do que o domínio de conhecimentos econômicos para vencer a crise, uma boa dose de juízo. É do que precisam as famílias nos momentos críticos. Desse juízo provêm o esforço, a abnegação e a união de todos pelo bem comum.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 23/11/2008
Código do texto: T1299329
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.