Poesia Persa: Rumi

“Silêncio.Não explique o fundo de seus mares.” Rumi

Djalal ad-Din Rûmi nasceu em setembro de 1207, onde hoje está o Afeganistão. Rumi é considerado o maior poeta persa de todos os tempos. Sua vasta obra, composta por 70.000 versos, é comparada pelos estudiosos à grandiosidade de Shakespeare, Dante e Beethoven.

Rumi fala de amor, mas não desse amor pequeno e fugaz que testemunhamos nas relações de hoje. A obra de Rumi fala de um amor maior. Um amor além da perfeição que busca a alma humana. Rumi fala de um amor espiritual, um amor que transcende o tempo, a vida e a morte.

Aos 30 anos de idade Rumi conheceu seu guia espiritual e seu amante Shams de Tabriz. Shams era um homem de 60 anos à época, um marginal sem casa, sem futuro, sem medo e sem rumo. Seu apelido era “pássaro”, pois era incapaz de permanecer por muito tempo em um único lugar. Shams pregava pelas ruas sua verdade espiritual. Vivia como um profeta indigente partilhando versos de luz.

Shams e Rumi passaram meses isolados em comunhão espiritual. Eram almas gêmeas e buscavam uma meta única: a integração total com Deus. Rumi era um ser espiritual, mas não religioso. O amor que ele pregava era maior, incapaz de conter preconceitos, dogmas inflexíveis, punições. A poesia de Rumi é carregada de beleza terrena e divina, onde se é permitido amar, beber, viver e entregar-se ao amado (Deus).

"E nossas almas pertencem

ao mundo em chamas do amor.

E jamaisvimos alguém

como Tu, sequer em sonho.

Ah! o medo nos consome,

ao vermos na superfície

nossa própria sombra, enquanto,

bebemos como animais." (Rumi)

Quando Shams morre, provavelmente assassinado por algum discípulo enciumado de Rumi, sua poesia sobe vários degraus e alcança o cume de uma montanha altíssima: a montanha do amor universal e da união mística.

"O amor veio e partiu. Eu o segui.

Voltou-se, como águia, e devorou-me" (Rumi)

Para Rumi a vida só tem sentido para quem sabe amar. Só quem ama conhece a imensa alegria e a profunda dor. Quem ama é do amor prisioneiro e senhor. Somente aquele que ama pode expor-se ao meio-dia sem queimar-se.

Rumi viveu um amor libertador. Abençoado seja Rumi, que ele inspire nossas vidas e ilumine nossos corações.