Símbolo hindu ou budista do Universo, segundo a cosmogonia indiana. É formado de um círculo. Representa a inteireza, a completude. Quando estamos sem problemas, bem com nós mesmos e com os outros, dizemos que estamos inteiros. Quando não estamos bem, dizemos que estamos partidos.
A Mandala representa, pois, a unidade. É uma terapia que permite ao ser humano buscar os seus problemas mais íntimos, mais secretos, exteriorizá-los em forma de uma arte. É colorida, porque cada cor representa uma emoção, um sentimento, um estado de espírito.
Esse é um forte momento de relacionamento intrapessoal. Relaxe, respire fundo e expire. Sente-se confortavelmente, corpo ereto, para darmos início aos nossos trabalhos. Faça silêncio total, feche os olhos e penetre na sua interioridade. Vá buscar no âmago do seu ser, as decepções, as dores, os traumas, os ressentimentos, não para avivá-los em sua mente, mas para apagá-los. Pense nas pessoas e lembre-se de que elas, como você, são imperfeitas, tem erros, pecados, problemas, imperfeições... Perdoe-lhes. Pense na Unidade (Pai, Filho e Espírito Santo). A sua Mandala representará a sua totalidade. Ainda de olhos fechados: pense mais uma vez nos seus problemas, suas dificuldades de relacionamento, sua timidez... Lembre-se de que outros têm problemas, são tímidos e têm dificuldades para se relacionar também... Você é filho e filha do Cosmo, criado e criada por Deus para viver uma vida plena, feliz, em comunhão com todos. Você é criatura de Deus, amada por Ele e com Ele fará grandes coisas. O Universo precisa de você; você é parte dessa Unidade.
Abra agora os olhos e comece o seu trabalho. Não se preocupe com o trabalho do outro. Coloque no cartão, um pouco de você. É importante cada passo do seu trabalho: os traçados, as linhas, as cores... As formas que você vai dando ao seu pensamento. Sua emoção vai estar presente na sua Mandala. Não se aflija com os seus problemas. Não queira ser você um ser perfeito, porque você não é. Mas não se ache pior que os outros, nem melhor... Busque o equilíbrio espiritual, emocional, afetivo. Não atire pedras em ninguém. Siga o exemplo do Mestre! Tem alguma mágoa de alguém? Quem não tem, não é mesmo? Procure esquecer. Isso lhe fará muito bem. Ninguém é perfeito. Mentalize isso. Mas todo ser humano pode melhorar. Levante a cabeça e olhe para o alto, não para sentir-se melhor que o outro, mas para agradecer a Deus tudo o que Ele fez na sua vida. Você é criatura muito amada pelo Criador! Ele a fez com a sua imagem e semelhança. Não se deixe entregar com os murmúrios daqueles que ambicionam sua posição, que têm inveja de você. Tudo isso é prejudicial ao seu espírito. Ore por eles. Continue pintando... Sua Mandala vai falar de você, porque você vai colocar aí no papel tudo o que está atrapalhando sua vida, deixando você sem ânimo ou irritado. Ela pode também deixar transparecer muita alegria, disposição e paz de espírito!
Mas se os problemas o afligem, não culpe ninguém... Tente resolvê-los. Você é capaz.
Há sentimentos negativos, mas há sentimentos positivos que podem estar sendo exteriorizados. Silêncio! Pense no Perdão, no Amor, no Bem, na Amizade, no Relacionamento saudável, verdadeiro que deve existir entre as pessoas. Não queira ser desagradável no seu ambiente de trabalho. Você faz o seu dia ser bom ou ruim. Entre em sintonia com todos que cercam você... Esse é um momento de interioridade, um momento todo seu. É você com você mesmo.
Faça a Mandala todas as vezes que estiver deprimido. Faça uma, duas, três até melhorar. A Mandala não vai resolver todos os seus problemas, mas vai lhe ajudar a entender melhor os outros, a parar um pouco para pensar, refletir sobre esses problemas e viver melhor. Já concluiu sua obra de Arte? Vamos fazer um lindo Mural com a Mandala de cada um. Que Deus o abençoe!

Obs. Faça a sua Mandala também, seguindo essas orientações.