O ENCANTAMENTO DO JOGO AMOROSO

“Parabéns, sua obra encanta e fascina, tendo em vista ser detentora de um conteudo interessante. Convido-lhe a registrar sua valorosa presença em meu recanto, seja repetitivo, não há problemas, volte quantas vezes quiser e desejar. Recomendo: "ARCO-ÍRIS DE AMOR" e "DA SUFICIÊNCIA DO OLHAR" e muitas outras, fica a seu critério. Abração.”

11/10/2012 01h38min - PauloRobertus.

Para o texto: O EGO É ÂNIMO A SER DOMESTICADO (T3926522)

Autor: Joaquim Moncks.

Estimado Paulo! Grato pela visita e comentário ao meu texto. Atendo ao teu pedido de análise. A palavra, no texto "ARCO-ÍRIS DE AMOR ", em http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdeamor/3926428, publicado no Recanto das Letras, tem todo ele um gosto popular, linguagem aberta, derramada, de um lírico bem ao gosto dos apaixonados: veem apenas o que pré-concebem em suas fantasias. Por utilizar linguagem em sentido denotativo e não no conotativo – característica da fala poética – o que temos são versos que não contêm Poesia na acepção literária do gênero. Para que logremos versos com Poesia é necessário que apresentem codificação, especialmente através das chamadas figuras de linguagem, em que a mais importante é a METÁFORA, e, à falta desta, não há a falar em Poética, porque se trata de Prosa, como é o caso em exame, apesar do texto estar erroneamente escrito em versos. E nem se trata de um "poema em prosa", como alguns teóricos do contemporâneo classificam, porque não há Poesia a se coletar aos olhos e ao coração. O que temos aqui é a vontade do autor em se comunicar com o mundo em que está inserido e o seu encantamento com a figura feminina, definida, Disposta às retinas dos olhos, fruto de expectância, apenas: "respeite pra ser respeitado" posto no objeto de seu alumbramento, o que denuncia a possível fantasia dos jogos amorosos não havidos. Encantamento pueril, juvenil, gozoso. Do similar "arco-íris de amor" de sua concepção faz a transposição para a personagem feminina. Há lirismo, sim, porém não há linguagem poética, como já se disse acima. Esta vertente de criação é muito encontradiça nos recantos da internet. Vou mais longe: é essa a linguagem que domina a verbalização que pretende ser Poesia. Em verdade, esta é outra categoria para-literária a que denominei "Recado Amoroso", e que tem milhões de adeptos após a era da comunicação virtual. E todos os escribas querem se autodenominar POETAS... Pode se constatar, de pronto, comentários que me antecederam e que fazem, por certo, a lisonja e o gáudio do autor. Parabéns!

– Do livro QUINTAIS DO MISTÉRIO, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/3928157