CONTRACURRÍCULO

Tome muito cuidado ao apresentar seu currículo. Você corre o risco de fazê-lo com tanta pompa e circunstância que tudo o mais, incluindo você, poderá se tornar obsoleto. Pelo menos se comparado ao currículo.

A obra-prima de seus feitos, sejam eles artísticos ou de outra natureza, tem que ser um desses feitos. Talvez um feito futuro. Essa obra não pode ser simplesmente a exposição do que você já fez, envolta numa embalagem de luxo em forma de palavras ao vento, escritas ou oralizadas.

Seria o caso daquela pintura, de pouco estilo ou sentido, mas cuja moldura encanta. Chama toda a atenção para si, porque seus contornos, texturas e cromos foram muito mais trabalhados do que o tema da tela.

Os grandes currículos têm como atribuição impor nossa imagem. Raptar atenções. Intimidar os gostos e opiniões contrários, para que não se manifestem. Mas têm o efeito colateral de jamais deixarem surpreender, porque todos esperam sempre mais. O máximo nunca é o máximo para os outros, porque se trata de quem pode além, talvez tudo, e qualquer coisa menor que tudo será pouco.

O indivíduo de currículo menor terá sempre a vantagem de se superar. Ele tem mais chance de causar encanto, espanto, estupefação, porque ninguém espera isso tudo. Todos à volta estão preparados para o trivial, de forma que a superação se faz notada com grande facilidade, justamente por ser vista como superação.

Cuidado. Seu currículo pode ser maior do que sua história. Tão maior, que poderá engoli-lo. Não deixá-lo vir à tona. Ganhar vida própria e se tornar mais importante, necessário e requisitado do que você.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 19/01/2013
Código do texto: T4093737
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.