O HOMEM NOVO E A MULHER NOVA
                        (Cartas no exílio, Paulo Freire)
O homem novo e a mulher nova não aparecem por acaso. O homem novo e mulher nova vão nascendo na prática da reconstrução da sociedade. Mas, de qualquer maneira, podemos pensar em algumas qualidades que caracterizam o homem novo e a mulher nova. O compromisso com a causa do Povo, com a defesa dos interesses do Povo é uma destas qualidades. A responsabilidade no cumprimento do do dever - não importa a tarefa que nos caiba - é um sinal do homem novo e da mulher nova. Aprender a superar o individualismo, o egoísmo, é um sinal, também, do homem novo e da mulher nova. A defesa intransigente da nossa autonomia, da liberdade que conquistamos marca igualmente o homem novo e a mulher nova. O sentido da solidariedade, não somente com o nosso Povo, mas também com todos os Povos que lutam pela sua libertação, é outra característica do homem novo e da mulher nova. Não deixar para fazer amanhã o que se pode fazer hoje e fazer cada dia melhor o que devemos fazer é próprio do homem novo e da mulher nova.
Estudar, pensar certo, desenvolver a curiosidade diante da realidade a ser melhor conhecida, criar e recriar, criticar com justeza e aceitar as críticas construtivas são características do homem novo e da mulher nova.

                                              Paulo Freire