A NATUREZA DO CUIDADO

Nas relações humanas, o cuidado é importantíssimo para o aperfeiçoamento afetivo e espiritual do outro; requer, portanto, que haja disposição afetiva para a valorização da dignidade humana, de modo que a alteridade presente na relação intersubjetiva venha a ser o fundamento para o encontro singelo e sincero entre duas pessoas.

É no encontro genuíno entre duas almas, livres do jugo sedutor de qualquer ganância e sede de poder, que uma relação verdadeiramente ontológica e harmoniosa se estabelece; ou ainda, que uma relação permeada de preocupação e afeto se intensifica para o seu pleno crescimento, sem que se interponha a indiferença. É a partir dessa perspectiva do cuidado, que a vida humana passa a ter seu direito assegurado; portanto está implícito o verdadeiro sentido da existência, independente de como a própria vida é tratada e valorizada numa sociedade como a nossa.

Pois o importante mesmo é o que o homem faz das relações que estabelece com o próximo, sem se basear em ideologias e valores pré-estabelecidos.Onde há amor manifesto nas relações intersubjetivas, há cuidado; e onde há cuidado e solidariedade, há esperança e também há paz.

Também pelo cuidado consigo mesmo, ou melhor dizendo, pelo cuidado do ser humano com a própria vida (como sendo alimentada por um sentido maior), se torna possível a existência de decisões mais sábias e de relações mais saudáveis, onde o que se busca é situações mais favoráveis para o seu aprimoramento espiritual, cognitivo e afetivo.

Não digo somente o cuidado com o próprio corpo, o que é muito importante, mas também o cuidado com a saúde espiritual. Ou seja, aprimorando não só a qualidade das relações (que estabelecemos com as pessoas e com Deus), mas também enriquecendo às nossas experiências (espirituais e transcendentais), de modo que possamos nos familiarizar com ambientes que estejam guarnecidos de concórdia, perdão, amor, humildade e gratidão.

É o que basta para nos mantermos fortalecidos e também mais preparados para a aventura do diálogo fraterno e amistoso com aqueles que precisam de gestos e de exemplos imbuídos de humanidade e reponsabilidadepela vida em si!

É pela disposição de um ser humano empático para o diálogo, uma disposição capaz de transpor abismos, que surge um espaço para a solidariedade na vida de uma pessoa sem perspectivas de existência, cujo objetivo vem a ser, no fim das contas, manifestar a dádiva do cuidado, dádiva essa endereçada a uma pessoa sujeita a todo o tipo dificuldade e calamidades que subjugam inexorávelmente a alma.

A preocupação pela dignidade do outro, revelado pelo ato supremo de cuidar, é um gesto que envolve solicitude e abertura para o diálogo desinteressado...Mas até que ponto é possível numa sociedade consumista, hedonista e competitiva? Penso que o cuidado parte do indivíduo para o coletivo, mas nunca ao contrário, sendo uma tarefa onde a sensibilidade e a empatia conseguem romper com o circulo vicioso do egoísmo. Tal atitude, vale ressaltar, sempre vai na contramão de uma sociedade estupidamente mesquinha como a nossa, por essa razão escandaliza e ofusca a percepção de grande parte das pessoas.

Pois em nossa época, com uma massa amorfa de pessoas conformadas e apáticas, é de fato novidade encontrarmos exemplos de virtude, amor e perseverança na vida dos necessitados.Seres humanos que se tornam sensíveis aos apelos dos deserdados, dos órfãos e de tantos indigentes, certamente existem para fazer a diferença onde quer que estejam, pois vivem sob os misteriosos desígnios de nosso Senhor Jesus Cristo. Por essa razão, qualquer ato de amor e comiseração ativa já faz uma grande mudança onde quer que a verdade milagrosamente se manifeste, seja nos submundos, seja nos mais variados microcosmos de nossa sociedade.

Muitos seres humanos foram tão condicionados a manterem relações por interesse, que a benevolência de um gesto passa a ser encarado como se fosse parte de um jogo de interesses, sejam relações mercantis, sejam eles relações empobrecidas de afetivos!

Quando estamos decididos a nos responsabilizar para o bom andamento e aperfeiçoamento de uma relação, mais somos envolvidos pelo cuidado; é um acontecimento que se dá mediante o engajamento numa causa, em muitas delas cheias de apelos desesperados por cura. A disposição para o desvelo está relacionado à abertura para uma relação mais autêntica, onde o respeito pelo sofrimento de outrem e a graça das atitudes a promoverem consolo e alívio, vão crescendo de acordo com as necessidades de uma alma em processo de convalescença.

Não posso deixar de considerar que a palavra de Deus é o verdadeiro bálsamo para as nossas almas. Dos acontecimentos ali descritos na Bíblia Sagrada, percebemos manifestações do cuidado divino pelos grandes homens da fé, pois das formas mais absurdas fez brotar milagres inconcebíveis pela razão dos homens.

Quando professada com boa vontade e íntegra dedicação, todas as palavras edificantes que são pronunciadas pela boca de um homem íntegro, trazem grande alento e conforto na alma de um ser humano carente, pois é pela graça proveniente de Cristo que somos salvos, e sem demora recontruídos com tamanho zelo e cuidado. Não é por acaso que as pessoas cada vez estão buscando o amparo da fé para apaziguar o sofrimento psíquico presente em suas vidas aflitas.

Tanto os consutórios clínicos de psicologia, quanto as igrejas, se tornaram ambientes para o alivio das angústias e dos martírios da vida. Mas que ninguém se iluda: somente Deus com sua misericórdia pode salvar o homem de suas aflições, por isso o crescimento espiritual, oriundo da palavra, vem a ser a alternativa para triunfarmos contra as opressões que se proliferaram nesse mundo atroz.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 15/12/2016
Reeditado em 15/12/2016
Código do texto: T5853924
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.