AS "SOLUÇÕES" FÚTEIS DE FELICIDADE

Não há maior tragédia para a vida humana do que seguir soluções fáceis ou receitas pré-fabricadas de felicidade, especialmente quando se nutre a ilusão de que é possível, mesmo aquém de qualquer esforço de ordem ética, moral, psicológica e espiritual, viver na felicidade do gozo efêmero como se a vida fosse durar para sempre; também acreditando que é legítimo se manter pleno e feliz sem qualquer responsabilidade, ora pela própria existência, ora pela vida de outrem.

Quanta miséria para a espiritualidade daqueles valorizam sem senso crítico as falácias que são inventadas somente com o intento de promover agendas sociais desumanas! Quanta pobreza resta na vida daqueles desvalorizam a liberdade de viver na integridade apenas porque certas condutas, atitudes e comportamentos não são reconhecidos como padrões sociais com suas tendências e modismos!

Sem dúvida, as pessoas se tornam ainda mais infelizes quando buscam alcançar um modelo imposto pela sociedade em que vivem, um modelo que decide de antemão tudo o que deve ser feito para a realização de tal objetivo. Nada parece ser mais desolador para o ser humano do que viver em prol dos imperativos impostos com a finalidade de desvalorizar qualquer trabalho individual de reflexão e atividade de meditação profunda.

A grande miragem de nossa era é a crença quase generalizada de que a ostentação de dinheiro, poder, fama, status, bens materiais é o que vai propiciar o tão sonhado reconhecimento social e, consequentemente, a felicidade de ser amado por todos. Nada mais frustrante para um indivíduo do que viver em prol dessas aspirações, pois realizando ou não os seus desejos, corre o risco de perceber que a bem-aventurança nunca é conquistada através do que possui, mas antes pelo que ele é verdadeiramente! O verdadeiro significado da vida vai muito mais além de qualquer aspecto econômico e social; pois o que conta mesmo é a dimensão ética, espiritual e ontológica do ser humano.

Na verdade, o caminho mais autêntico para a felicidade e para a realização sempre será desafiador, pois quanta perseverança, coragem, integridade e luta interior não demandará daqueles que buscam ser diferentes! E muitas vezes, para trilhar tal vereda, é necessário se desvincular de qualquer amarra ideológica e social. Quem sabe, porventura, seja possível alçar voos mais altos para o advento de novas descobertas! Somente dessa forma o ser humano pode encontrar o sentido de viver uma existência mais livre, plena e feliz.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 08/02/2018
Reeditado em 09/02/2018
Código do texto: T6248864
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.