MILAGRES EM NOSSA JORNADA DE VIDA

Existem pessoas que, como verdadeiros amigos e irmãos de alma, surgem em nossas vidas para nos ensinar a termos mais esperança e a encontrarmos um sentido maior para a nossa existência... E são essas pessoas (que são raras) as que mais conseguem nos ajudar na reconstrução de nosso ser; elas, de fato, nos ajudam a refletir sobre se vale a pena acreditarmos que a vida é desprovida de alegria, esperança e amor. Na verdade, a vida é cheio de imprevistos, e na hora que menos esperamos passamos a dar um novo significado em coisas que não mais acreditávamos que era possível surgir em nossos caminhos cheios de ciladas.

Para falar com sinceridade, a vida (quando buscamos no amor de Deus uma fonte de libertação para o aprimoramento de nossa integridade) é um grande milagre capaz de nos manter em estado de admiração e fascínio. Por outro lado, também nos deparamos com inúmeros sofrimentos; há dias que somos tão assolados por desilusões e dissabores, que precisamos encontrar forças de sabedoria e de discernimento para não nos definharmos numa depressão ou em qualquer outra doença psicossomática!

Embora a vida reserve vivências inesquecíveis, há momentos na existência humana que estamos presos a uma condição que nada nos conforta e até parece não haver qualquer resquício de esperança para testemunharmos através de nossas vivências mais íntimas.

Mas eis que, de uma hora para outra, saímos da penumbra que outrora estávamos enclausurados para enfim retornarmos mais firmes nos caminhos da fé, mas dessa vez mais perseverantes, e ainda mais sabendo que existem pessoas que também viveram a mesma situação; e que, portanto, obtiveram a mesma vitória sobre suas próprias limitações, construindo alicerces firmes de sabedoria e conhecimento! E são essas pessoas que podemos, com um pouco mais de segurança, nos inspirar em sua história e em seus exemplos de vida.

E como disse uma vez Albert Camus, filósofo e Romancista argelino, só tem grandeza o indivíduo que foi mais forte do que a própria condição ao qual se encontra submetido. A vida de quem tem coragem para vencer suas próprias limitações é assim mesmo: uma aventura em busca de libertação frente as circunstâncias desfavoráveis; somente nessas condições, a grandeza de um homem é erigida e reconhecida.

Com efeito, o crescimento espiritual de um ser humano é um projeto que demanda inúmeras tentativas e aprendizados sucessivos (tanto os erros, quanto os acertos sempre cooperam para a sua evolução), até que, finalmente, o seu objetivo supremo (ou porque não falarmos de missão?) seja consumado mediante o talento da perseverança!

E são essas mesmas pessoas, educadas pela angústia que a todo o momento brota em seus corações, as que possuem uma riqueza de espirito suficiente para nos orientar com as suas mensagens sublimes e que, também, pode nos auxiliar na libertação progressiva das mazelas do vazio que provém dos empobrecidos de coração; pessoas assim, estão quase ameaçadas de desaparecerem nos dias de hoje, mas quando encontramos uma dessas em nossos caminhos, proveniente de algum desígnio que está para além de nossa compreensão, precisamos a todo o momento dizer para nós mesmos...que somos pessoas privilegiadas!

Sendo assim, o que nos resta, então, é fazer a nossa parte enquanto seres humanos capazes de boas obras, numa relação que envolve reciprocidade e cooperação. É somente dessa forma que poderemos ser pessoas tão especias e íntegras quanto são aquelas que foram enviados pelo Eterno para nos ajudar. Embora sejam raras, tais seres humanos são, de forma magnífica, enviados em nossas vidas para realizarem a obra de Deus na terra, nos fornecendo mais esperança e alegria para continuarmos firmes e resistentes.

Encontrar pessoas especiais, compassivas e amigas é sempre uma grande descoberta; na verdade, é como vagar sob o sol escaldante de um deserto em busca de água e oásis; é como, permita-me uma outra comparação, tentar encontrar uma linda concha com uma pérola brilhante num oceano de ondas revoltas.

O percurso que precisamos fazer para nos aproximar de quem se importa conosco, de pessoas solidárias ao nosso sofrimento e, sobretudo, preocupadas com nossa reconstrução espiritual, é sempre longo; mas creio que a distância a ser percorrida, bem como o sacrifício a ser pago pela espera, sempre valem a pena, principalmente quando, sem espera nenhuma, amargamos o sabor de conviver com aqueles que não nos levaram a lugar algum...mas essa falta de oportunidade no começo é o início de um longo aprendizado, pois quando estivermos suficientemente decepcionados com o andamento de certas situações, é que conseguiremos ser mais exigentes para escolhermos pessoas de boa índole e também estaremos mais fortemente preparados e maduros para darmos o devido merecimento àqueles que merecem e necessitam de nosso cuidado, afeto e dedicação.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 24/10/2018
Reeditado em 24/10/2018
Código do texto: T6484852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.