OS APRENDIZADOS DA VIDA

Em tudo que o que fazemos, há um aprendizado... No decorrer da vida podemos levá-lo a sério, incorporando em nosso repertório de experiências, ou ignorá-lo, fingindo que nunca houve em nosso passado remoto.

Aprendemos com as alegrias e os extases que se perpetuam para sempre na memória, os quais buscamos apreciar uma série de experiências análogas quando já não as temos ao nosso alcance como tínhamos antes. São elas justamente que enchem a vida de sentido e de boas expectativas de que na vida pode haver belos e inesquecíeis momentos.

Aprendemos, por outro lado, com os nossos sofrimentos e as nossas tristezas, os quais nos ajudam a perceber o mundo a nossa volta com mais profundidade e senso crítico, como também nos ajudam a ter mais discernimento para não cairmos nas teias das ilusões que a todo o momento ameaçam a nossa integridade.

Em toda semente de aprendizado nasce um broto de conhecimento que se frutifica em nosso ser...Aprendemos com todos os livros que lemos, com tantas pessoas que interagimos ao longo da vida, com as conquistas que obtemos com tantos sacrifícios e com os fracassos que sentimos de maneira angustiante. Enfim, aprendemos com as diversas atitudes que precisamos ter em nosso dia a dia, sejam elas boas ou ruins.

O aprendizado é, sem dúvidas, uma riqueza que nasce num coração repleto de humildade que, além de saber que sempre há conhecimentos mais elevados para incorporar, reconhece também que precisa de novas vivências para alcançar formas mais evoluidas de compreemsão da realidade e do seu mundo circundante. Somos seres que, nascidos para um incessante e infindável aprendizado, vivemos para redescobrr o nosso verdadeiro potencial em face dos desafios que sempre se renovam.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 23/10/2019
Reeditado em 29/10/2019
Código do texto: T6777543
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.