CRIAÇÃO E LEITURA – A COMPREENSÃO DO POEMA

O possível "importante significado" relativo ao texto poético depende do entendimento e da compreensão do que povoa a cabeça do poeta-leitor, a ser traduzido pelo universo dos significantes e significados que dela provêm.

Tudo está na razão direta da dimensão de sua massa cerebrina, de sua intimidade com o ato de leitura e das reflexões que dele promanam. Também de sua disposição para o processo intelectivo, a par de sua afeição para com o semelhante e/ou para com o coletivo.

Na singeleza de sua apresentação, sob o aspecto psíquico o texto poético representa um grito de socorro, um recado lírico-amoroso singular lavrado em cima do conjunto de valores do poeta-autor, que geralmente reclama por atenção, sentimentos de justiça e reconhecimento, amor e confraternidade.

Concepções mudancistas orientam suas concepções e atos e o significado a eles emprestado governa um ágil pensamento e norteia suas ações, por vezes intempestivas e insensatas.

O poema nunca é um rio de águas plácidas. Nele mergulham as emoções do polo criador e emergem as do receptor.

MONCKS, Joaquim. POESIA A CÉU ABERTO. Obra inédita, 2020.

https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/7077453