A POESIA NÃO É SÓ O MUNDO DAS IMAGENS

O que seria a Poesia, se não uma metáfora em si mesma?

– Paulo Fernando Maciel Rodrigues, via Facebook, em 07/07/2020.

Talvez até se possa acatar esse conceitual se considerarmos que a linguagem poética não pertence ao mundo dos fatos, e, sim, é a concatenação da farsa, da fantasia e do sonho, a frutificação da inventiva, assentada no conotativo. O sentido que vigora no plano fático é o denotativo, o que torna a linguagem integrante do jogo usual das concretudes. No mundo da criação artística, ou seja, no da transfiguração da matéria do viver em concretude e/ou na ação de transladar os fatos da vida transformando-os em arte, frente à palavra tecida no contexto verbal a abstração adquire vigência, porque estamos nos domínios do pensamento e a reflexão se impõe, sem que haja a utilização do conceito de utilidade, vale dizer, para tal ou qual fim se destina o quefazer artístico. O mundo das imagens construído pelo espírito humano sugere ou propõe, esteticamente, um novo sentir e poderá estabelecer um novo estado ou conjunto de sensações em que prevaleça o espiritual, mudando o foco do decurso dos dias através de atos individuais e ações solidárias, reorientando sua habitual concretude em efeitos favoráveis ao humano ser que respondam melhormente aos desejos de convivência em paz e que respondam às necessidades pessoais e familiares, em regra, insatisfatórias, pouco satisfatórias e/ou, à exceção, com algum índice de prazer. Parece-me ser possível construir um mundo em que a palavra de ordem (com a ajuda de programas de desenvolvimento emulados pelas nações desenvolvidas através da ONU) seja o soerguimento e a reconstrução de estados nacionais em que a convivência humana não apresente as imensas disparidades enfermiças, que confrangem e mareiam os olhos à primeira vista, como atualmente ocorre em inúmeras regiões do planeta, dentre as quais são exemplos o Haiti, na América Central, e inúmeros países da África, nos quais a fome e outras necessidade básicas envergonham a humanidade como um todo. Tenhamos em conta que a criatura humana, neste século XXI está sedenta de humanização. A famigerada "globalização" não pode ser impeditiva do atingimento de objetivos também globais de Paz e Justiça Social. É bom ter em conta e praticar a proposta reflexiva do poeta Ferreira Gullar, que registra: "A arte existe porque a vida não basta".

MONCKS, Joaquim. POESIA A CÉU ABERTO. Obra inédita, 2020.

https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/7078091