CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico II(2) Submissão e Paixão: A Jornada da Sabedoria

A sabedoria é um dos valores mais elevados da humanidade, pois implica em um conhecimento profundo e aplicado da realidade. A Bíblia afirma que "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Salmos 111:10) e que "a sabedoria é mais preciosa do que rubis" (Provérbios 8:11). No entanto, como podemos alcançar a sabedoria? Quais são os requisitos e os obstáculos para essa busca? Neste ensaio, pretendo analisar a relação entre a submissão e a sabedoria, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atitude.

A submissão pode ser entendida como a disposição para ouvir e amar, bem como a paixão pelo conhecimento. Essa abordagem exige humildade, dedicação e abertura para aprender com os outros. A história está repleta de exemplos em que a falta de ouvir resultou em consequências negativas, seja no caso de Israel desobedecendo aos profetas ou no cenário contemporâneo. Como disse o filósofo Sócrates, "só sei que nada sei", indicando a necessidade de reconhecer a própria ignorância e buscar a verdade.

No entanto, a submissão também pode ter um lado negativo, quando se torna cega ou sentimental. A sabedoria não se alcança pela aceitação passiva ou acrítica das opiniões alheias, mas pelo questionamento e pela análise rigorosa. Como disse Albert Einstein, "aprender sem pensar é trabalho perdido". O verdadeiro conhecimento requer raciocínio lógico e evidências empíricas. E colocar as "afeições" em algo externamente imposto limita nossa liberdade intelectual. Como afirmou Bertrand Russell, "o que mais me causa espanto é que as pessoas aceitem opiniões por tradição, convenção ou autoridade".

Além disso, a sabedoria não se resume ao conhecimento intelectual, mas também envolve o aspecto moral e espiritual. A sabedoria sem compaixão é vazia e inútil. Nas palavras de Lao Tsé, "ser compassivo com os outros traz paz interior". Devemos cultivar benevolência, não condenação. A Bíblia também ensina que "o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio" (Gálatas 5:22-23). Essas virtudes são essenciais para uma vida sábia e feliz.

Portanto, concluo que a submissão à sabedoria não é simplesmente uma questão de aceitar instruções verbais, mas de adotar uma mentalidade dedicada à busca de entendimento. Essa busca deve ser equilibrada, considerando os aspectos cognitivos, afetivos e éticos da sabedoria. A submissão deve ser acompanhada de crítica, liberdade e compaixão. Essa abordagem nos torna verdadeiramente sábios e nos aproxima de Deus, que é a fonte de toda sabedoria.