CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico II(3) Erros que Ensinam: A Correção como Caminho para a Sabedoria

A busca pela sabedoria é um tema recorrente na história da humanidade, e também na tradição bíblica. A Bíblia nos apresenta diversos exemplos de personagens que buscaram a sabedoria através da oração, como Salomão, que pediu a Deus um coração sábio para governar o seu povo, ou Daniel, que orou para que Deus lhe revelasse o significado dos sonhos do rei Nabucodonosor. No entanto, a Bíblia também nos ensina que a oração não é o único meio de se alcançar a sabedoria, e que ela deve ser acompanhada de outras atitudes, como o estudo, a reflexão, a experiência e a humildade.

O livro de Provérbios, por exemplo, nos exorta a buscar a sabedoria como se busca um tesouro escondido, e nos incentiva a adquirir conhecimento através da observação da natureza, do conselho dos sábios e da correção dos erros. O livro de Eclesiastes, por sua vez, nos alerta para os limites da sabedoria humana, e nos convida a reconhecer que há mistérios que só Deus conhece. O livro de Tiago, por fim, nos mostra que a verdadeira sabedoria se manifesta através de uma conduta pacífica, gentil e imparcial.

Essas lições bíblicas estão em consonância com o pensamento de muitos filósofos que refletiram sobre a natureza e o valor da sabedoria. Platão, por exemplo, afirmou que "a verdadeira jornada de crescimento começa quando aplicamos o conhecimento com sabedoria", e que "uma vida não examinada não merece ser vivida". Aristóteles, por sua vez, definiu a sabedoria como "a ciência das coisas mais elevadas", e destacou a importância da prudência como uma virtude que orienta as nossas escolhas. Kant, por fim, propôs que "a sabedoria é o conhecimento do bem supremo", e que "a felicidade é o estado de um ser racional no mundo, ao qual em todo o seu existir tudo acontece segundo sua expectativa e vontade".

Em suma, a busca pela sabedoria é uma jornada complexa e desafiadora, que envolve tanto a oração quanto o aprendizado ativo. A oração pode nos ajudar a entrar em contato com Deus e com nós mesmos, mas não pode substituir o esforço pessoal e o engajamento com a realidade. A sabedoria é uma qualidade que se desenvolve ao longo do tempo, através da combinação de conhecimento teórico e prático, de raciocínio crítico e sensível, e de experiência pessoal e coletiva. A sabedoria é também uma qualidade que se expressa através de uma conduta ética e virtuosa, que busca o bem comum e a felicidade pessoal.