CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico II(5) Sábio é Aquele que Questiona, Ama e Abraça a Humildade

A sabedoria é um dos valores mais elevados da vida humana, mas como podemos alcançá-la? Será que existe um método infalível para obter o temor a Deus e o conhecimento divino? Neste ensaio, argumentarei que a busca pela sabedoria é uma jornada pessoal, não um processo mecânico, e que envolve questionar nossas certezas, praticar a compaixão e cultivar a humildade.

Em primeiro lugar, a sabedoria requer uma atitude de exame crítico de nossas crenças e preconceitos. Como disse o filósofo Sócrates, “uma vida sem exame não vale a pena ser vivida”. Questionar nossas certezas nos torna mais sábios do que apenas aceitá-las. A Bíblia também nos ensina a “examinar tudo e reter o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21). Assim, a sabedoria não é fruto de uma mera repetição ou memorização de informações, mas de uma reflexão profunda e honesta sobre elas.

Em segundo lugar, a sabedoria implica uma prática de compaixão pelos outros e por nós mesmos. A compaixão é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir sua dor e de desejar aliviá-la. Segundo o Dalai Lama, “se você quer outros felizes, pratique compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão”. A compaixão nos torna mais sábios porque nos ajuda a entender melhor as emoções e as motivações humanas, e também a superar o egoísmo e o orgulho. A Bíblia também nos exorta a “amar o próximo como a nós mesmos” (Mateus 22:39), pois esse é o segundo maior mandamento da lei divina.

Em terceiro lugar, a sabedoria envolve uma postura de humildade diante da verdade. A humildade é a virtude de reconhecer nossos limites e nossos erros, e de estar aberto à correção e ao aprendizado. Como disse o filósofo Confúcio, “o verdadeiro sábio é aquele que sabe que não sabe”. A humildade nos torna mais sábios porque nos permite crescer e evoluir, sem nos apegarmos às nossas opiniões ou aos nossos interesses. A Bíblia também nos adverte que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6), pois Ele conhece os segredos do coração humano.

Portanto, concluo que a sabedoria não é algo que se possa obter por um método infalível ou por uma fórmula mágica. A sabedoria é uma jornada pessoal, que depende da nossa disposição em questionar nossas certezas, em praticar a compaixão e em cultivar a humildade. Essa jornada fluida nos torna verdadeiramente sábios.