CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico II(7) Como Ser Sábio e Seguro sem Depender de Deus

A sabedoria e a proteção são valores fundamentais para a vida humana. Muitas pessoas buscam esses valores na religião, acreditando que Deus é a fonte de toda sabedoria e proteção. No entanto, será que essa é a única forma de alcançar esses objetivos? Neste ensaio, argumentarei que a sabedoria e a proteção advêm de diversas fontes, não somente da obediência divina, mas também do exercício do pensamento crítico, da compaixão e da abertura mental.

A Bíblia afirma que "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Salmos 111:10), porém também diz que devemos "examinar tudo cuidadosamente" (1 Tessalonicenses 5:21). Isso significa que não devemos aceitar tudo o que nos é dito sem questionar, mas sim buscar o conhecimento por meio da razão e da experiência. Como disse o filósofo Platão, "a vida sem exame não vale a pena ser vivida" (Apol. 38a). O pensamento crítico amplia a sabedoria, pois nos permite analisar as evidências, os argumentos e as consequências das nossas crenças e ações.

Além disso, a proteção depende mais de valores humanistas do que religiosos. Segundo Mahatma Gandhi, "não existe um caminho para a paz, a paz é o caminho". A compaixão e o respeito ao próximo geram segurança, pois promovem a harmonia e a cooperação entre as pessoas. A Bíblia também ensina que devemos "amar o nosso próximo como a nós mesmos" (Mateus 22:39). A violência e o ódio, por outro lado, geram conflitos e sofrimento, que ameaçam a nossa proteção.

A mente fechada limita a sabedoria. Disse Einstein que "a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original". A abertura mental expande nossa compreensão, pois nos permite aprender com outras perspectivas e culturas. A Bíblia também incentiva a busca pela sabedoria em outras fontes além da própria: "Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse".

(João 14:26). A diversidade enriquece a sabedoria.

Portanto, embora a religião inspire alguns, o cultivo da razão, da alteridade e da introspecção igualmente nos tornam sábios e seguros. A sabedoria e a proteção vêm de diversas fontes, que se complementam e se iluminam mutuamente. Como disse o filósofo Sócrates, "só sei que nada sei". A humildade é o primeiro passo para a sabedoria.