CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(3) "Redefinindo a Educação Parental no Século XXI”

As religiões, de fato, defendem a transmissão de sabedoria dos pais para os filhos através de exemplos bíblicos. No entanto, como apontado por **Immanuel Kant**, "O esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado". Isso sugere que a educação deve ir além da simples reprodução de crenças e valores.

A responsabilidade parental, vai além da provisão básica. É um compromisso com o desenvolvimento moral e intelectual dos filhos. Como está escrito em Provérbios 22:6, "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele". Este versículo bíblico pode ser interpretado como um chamado para a educação integral.

Contrariamente à ideia de que a educação deve ser estritamente religiosa, concordo que ela deve abranger uma gama mais ampla de conhecimentos. A formação acadêmica, longe de ser prejudicial, é essencial para o desenvolvimento integral da criança. Como **Nelson Mandela** disse uma vez, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".

A empatia, a ética e a compreensão do mundo contemporâneo são fundamentais na educação. Em vez de apelar para o temor do Senhor, podemos ensinar as crianças a "amar o próximo como a si mesmo" (Marcos 12:31), promovendo a empatia e a ética.

Portanto, os pais devem promover o pensamento crítico, a compreensão global e o desenvolvimento moral, equipando os filhos para enfrentar os desafios do mundo moderno. O verdadeiro amor pelos filhos vai além da provisão material, abraçando a responsabilidade de criar cidadãos éticos, informados e preparados para um futuro incerto.