CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(5) “Reinterpretando a Sabedoria: Uma Perspectiva Inclusiva e Contemporânea”

A religião, sem dúvida, enfatiza a importância da sabedoria e do entendimento, com a Bíblia muitas vezes vista como a fonte primária desses atributos. No entanto, como o filósofo chinês Confúcio disse, "A verdadeira sabedoria é conhecer a extensão da própria ignorância", sugerindo que a verdadeira sabedoria reside no reconhecimento de nossa própria ignorância.

A visão de que a Bíblia é a única fonte de sabedoria pode ser considerada limitada. Como mencionado em Eclesiastes 1:18, "Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a dor", mas isso não exclui a possibilidade de adquirir sabedoria de outras fontes. A ciência, a filosofia e a literatura, por exemplo, oferecem perspectivas valiosas sobre a vida e o entendimento humano.

A citação de João 16:13, "Mas quando vier aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade", pode ser reinterpretada em um contexto contemporâneo. Em uma era de acesso à informação, a orientação humana pode vir de diversas fontes, incluindo educadores, pesquisadores e pensadores contemporâneos. Como Isaac Newton disse, "Se vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes".

A ênfase na oração como meio de obtenção de sabedoria e entendimento pode ser complementada com o diálogo intercultural e a troca de experiências. Como mencionado em Provérbios 15:22, "Sem conselho os planos se desfazem, mas com muitos conselheiros eles se confirmam".

A adesão estrita à fé apostólica, destacada em Romanos 14:1, "Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões", pode ser reexaminada à luz da necessidade de tolerância e respeito pela diversidade de crenças. Como o filósofo Immanuel Kant disse, "O esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado".

Em suma, é crucial adotar uma abordagem mais inclusiva e aberta à diversidade de fontes de sabedoria disponíveis na sociedade contemporânea, promovendo o diálogo e a compreensão mútua.