CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico VI(18) "Do Fanatismo à Empatia: Desconstruindo Mitos sobre o Ódio Divino"

A visão fanática que atribui a Deus um ódio intenso pelos pecadores é uma interpretação simplista e descontextualizada. Em vez disso, podemos enxergar a dinâmica entre Deus e o pecado de uma forma mais complexa. Como Carl Rogers sugere, a empatia e a compreensão incondicional são essenciais para o crescimento pessoal.

A ideia de que Deus odeia pecadores é questionável à luz do pensamento de Martin Buber, que propõe uma relação eu-tu entre Deus e o ser humano, baseada na reciprocidade e no diálogo. Nessa perspectiva, a relação com o divino não se fundamenta em ódio, mas em um encontro genuíno e respeitoso.

As escrituras, quando analisadas sob uma nova luz, nos levam a reconsiderar a interpretação literal das referências bíblicas ao ódio divino. Podemos entendê-las como apelos à reflexão e transformação interior. Paulo Freire destaca a importância da conscientização e da ação crítica para superar estruturas opressivas.

Portanto, em vez de adotar uma postura baseada no medo e na condenação, é mais produtivo buscar uma compreensão compassiva e humanizada da relação entre o divino e o humano. Devemos buscar a redenção e o crescimento pessoal, cultivando valores como empatia, compaixão e responsabilidade mútua.