ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VI(25) “A Beleza Feminina e a Responsabilidade Masculina: Uma Análise Crítica dos Provérbios Bíblicos”

A visão conservadora e moralista que circula no mundo evangélico, que enfatiza a suposta fragilidade masculina diante da beleza feminina e pinta as mulheres como tentadoras, carece de nuances e perpetua estereótipos prejudiciais de gênero. Como Simone de Beauvoir afirmou: "Não se nasce mulher, torna-se mulher". Esta citação destaca a construção social do gênero e desafia a ideia de que os homens são naturalmente vulneráveis à beleza feminina.

A ideia de que os homens são incapazes de controlar seus impulsos diante da beleza feminina é simplista e desrespeitosa para ambos os sexos. Como Provérbios 25:28 diz: "Como a cidade com seus muros derrubados, assim é o homem que não sabe dominar-se". Isto sugere que o autocontrole é uma virtude valorizada, independentemente do gênero.

A narrativa apresentada parece ignorar o papel da responsabilidade pessoal e do consentimento mútuo nas relações interpessoais. Como Paulo escreveu em Gálatas 5:13: "Vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não usem a liberdade para dar vazão à carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor". Isto sugere que a liberdade deve ser usada para promover o amor e o respeito mútuo, não para justificar comportamentos prejudiciais.

Em vez de demonizar a beleza feminina e culpar as mulheres por supostamente tentarem os homens, é fundamental promover uma visão mais equilibrada e respeitosa das relações entre os sexos. Como Martin Luther King Jr. disse: "Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos pequenos viverão um dia em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter". Esta citação, embora originalmente referindo-se à raça, pode ser aplicada ao gênero, sugerindo que as pessoas devem ser julgadas por seu caráter, não por sua aparência.

Portanto, é necessário abandonar a narrativa ultrapassada que culpa as mulheres pela suposta fraqueza dos homens e buscar construir uma sociedade onde todos possam viver livres de estereótipos prejudiciais e injustiças de gênero. Como Jesus disse em João 8:32: "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Esta citação sugere que a verdadeira liberdade vem do conhecimento e da compreensão, que são fundamentais para desafiar as normas sociais opressivas e promover a igualdade e o respeito entre os sexos.