ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(9) “A Noite e o Autocontrole: Redefinindo a Visão Evangélica sobre a Noite”

A visão pessimista dos evangélicos sobre as atividades noturnas, especialmente as tentações sexuais, é uma perspectiva que carece de uma análise mais profunda. Como afirmou o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 10:13, "Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar." Esta passagem bíblica enfatiza a importância do autocontrole e da responsabilidade pessoal, em vez de atribuir a culpa à escuridão da noite.

A noite, em si, não é a causa do comportamento moralmente questionável, mas sim as escolhas individuais feitas pelas pessoas. Como o filósofo contemporâneo Slavoj Žižek observou, "A verdadeira corrupção não é a corrupção do sistema, mas a corrupção que faz com que nós vejamos o sistema como algo natural e imutável." Portanto, é simplista culpar a noite por comportamentos imprudentes ou clandestinos.

A solução proposta por alguns, de evitar a noite recolhendo-se mais cedo, ignora a realidade de que o pecado pode ocorrer a qualquer hora do dia. A verdadeira prevenção do pecado requer uma reflexão mais profunda sobre nossas escolhas e comportamentos em todas as circunstâncias. Como Jesus disse em João 8:12, "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida."

Portanto, em vez de adotar uma mentalidade de aversão à noite, devemos promover valores como autocontrole, responsabilidade pessoal e discernimento moral em todas as áreas de nossas vidas, independentemente do horário. A verdadeira luz que nos guia não é a do dia ou da noite, mas sim a da consciência e do caráter moral. Como Albert Einstein afirmou: "A verdadeira questão não é se a luz brilha na escuridão, mas sim se somos capazes de ver."