ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(11) “Mulheres na Bíblia: Entre Virtuosas e Prostitutas, Uma Nova Leitura”

O discurso religioso fanático, infelizmente, ainda perpetua uma visão limitada das mulheres, ancorada em preconceitos e estereótipos ultrapassados. Como Paulo Freire afirmou, "A opressão não se dá apenas na economia, mas nas mentes" (Freire, 1970). Este discurso, que compara mulheres virtuosas a prostitutas, utiliza passagens bíblicas para justificar suas afirmações. No entanto, como Provérbios 31:30 nos lembra, "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."

As características atribuídas à prostituta, como ser barulhenta e teimosa, refletem estereótipos sexistas e não a diversidade e complexidade das mulheres reais. Como Judith Butler argumenta, "Gênero não é um fato, o gênero é uma performance" (Butler, 1990). Reduzir as mulheres a esses estereótipos é prejudicial, pois nega sua individualidade e autonomia.

A insistência na submissão feminina e na valorização exclusiva das mulheres que se encaixam em um determinado padrão reforça padrões patriarcais e limita a liberdade e o potencial das mulheres. A verdadeira virtude, como Gálatas 5:22 nos lembra, está no "amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio."

Devemos buscar uma sociedade mais igualitária, na qual todas as pessoas, independentemente de gênero, sejam valorizadas e respeitadas por quem são. A verdadeira sabedoria está em reconhecer e celebrar a diversidade e a individualidade de cada pessoa, como 1 Coríntios 12:4-6 nos lembra, "Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo."

Portanto, é fundamental rejeitar a narrativa apresentada nos sermões das igrejas e adotar uma abordagem mais progressista e inclusiva em relação às mulheres e à igualdade de gênero. Como Simone de Beauvoir afirmou, "Não se nasce mulher, torna-se mulher" (Beauvoir, 1949). Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos. A verdadeira virtude não está em conformidade com padrões restritivos de gênero, mas sim na integridade e respeito mútuo. Como afirmou um autor desconhecido, "A verdadeira virtude não está em conformidade com padrões restritivos de gênero, mas sim na integridade e respeito mútuo."