ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(12) “A Bíblia sob a Ótica Feminina: Desafios e Possibilidades”

A religião, muitas vezes, se concentra excessivamente em aspectos literais e preconceituosos sobre o papel da mulher. Essa visão, baseada em interpretações antiquadas de passagens bíblicas, reflete uma perspectiva limitada e potencialmente discriminatória. No entanto, como afirmado em Gálatas 3:28, "Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus". Isso sugere a necessidade de uma abordagem mais progressista e empática, alinhada com os princípios de igualdade e respeito mútuo.

A filósofa Simone de Beauvoir afirmou: "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher". Essa perspectiva desconstrói noções essencialistas de gênero, enfatizando que os papéis sociais são construídos culturalmente. Portanto, as alegações sobre como uma "mulher virtuosa" deve se comportar carecem de fundamentação lógica universal.

A categorização de mulheres com base em estereótipos e julgamentos morais é altamente problemática. Como a escritora Chimamanda Ngozi Adichie ressaltou, "O problema de estereótipos não é que eles sejam inoportunos, é que são incompletos. Eles fazem com que uma história única se torne a única história". Essa "história única" ignora a diversidade e complexidade inerentes à existência humana.

É essencial reconhecer a autonomia e a individualidade de cada mulher, evitando generalizações simplistas. Como afirmou a ativista Malala Yousafzai, "Não existem mulheres 'virtuosas' ou 'prostitutas', existem seres humanos com suas próprias jornadas, sonhos e lutas". Isso ecoa Provérbios 31:30, que diz: "A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada".

Em vez de impor rótulos e padrões de conduta, é fundamental cultivar o respeito mútuo, a compreensão e a empatia. Como disse o escritor bell hooks, "O amor é um ato de coragem perpétuo, não um único gesto ou palavra". É através do amor verdadeiro, não de julgamentos, que podemos construir relacionamentos saudáveis e uma sociedade mais justa, como enfatizado em 1 Coríntios 13:4-7, "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha...".

Ao refletir sobre essas perspectivas progressistas, torna-se evidente a necessidade de abandonar visões limitadas e adotar uma postura mais aberta, compassiva e igualitária em relação às mulheres e seus papéis na sociedade contemporânea. Como Paulo Freire disse, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".