ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(17) “Desmistificando a Sexualidade: Uma Perspectiva Teológica e Humanista”

A sexualidade, frequentemente vista através de uma lente moralista e puritana por fanáticos religiosos, é muito mais complexa e diversificada do que as metáforas bíblicas e a condenação da luxúria sugerem. Como afirmou o filósofo contemporâneo Michel Foucault, "A sexualidade é um domínio extremamente densamente transferido de significado e de valor".

Contrariando a interpretação tradicional, a sexualidade não é uma dicotomia simplista entre virtude e pecado. Como Paulo escreveu em sua carta aos Coríntios, "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine" (1 Coríntios 6:12). Isso sugere que a sexualidade, uma parte natural e saudável da experiência humana, pode ser vivida de maneira consensual e responsável.

A ideia de que os desejos sexuais devem ser reprimidos e controlados é prejudicial e pode levar à repressão e à culpa desnecessária. A educação sexual deve promover a autonomia e o respeito mútuo, capacitando os indivíduos a tomar decisões informadas sobre sua sexualidade. Como o filósofo contemporâneo Slavoj Žižek observou, "A verdadeira liberdade não é uma liberdade de escolha feita de uma abundância de opções, mas uma liberdade de formular a própria escolha".

Em vez de demonizar a sexualidade fora do casamento, devemos reconhecer a diversidade de experiências e perspectivas e promover um diálogo aberto e inclusivo sobre o tema. Isso inclui discutir questões como consentimento, saúde sexual e afirmação da identidade.

Adotar uma abordagem mais humanista e empática para lidar com questões relacionadas à sexualidade significa reconhecer a validade das experiências individuais e respeitar a diversidade de escolhas e orientações sexuais. Como Jesus ensinou, "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Marcos 12:31). Isso nos leva a criar um ambiente verdadeiramente inclusivo e respeitoso, onde todos sintam-se livres para expressar sua sexualidade de maneira autêntica e saudável.