ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(21) “Fé e Feminismo: Desconstruindo a Misoginia na Igreja”

O ensaio a seguir busca desconstruir a visão distorcida e preconceituosa sobre o papel das mulheres na sociedade, especialmente no mundo religioso. Como disse Paulo em Gálatas 3:28, "Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus". Esta passagem bíblica enfatiza a igualdade de todos perante Deus, independentemente do gênero.

Primeiramente, é crucial refutar a ideia de que os homens são inerentemente fracos diante das palavras lisonjeiras das mulheres. Esta visão perpetua estereótipos de gênero prejudiciais e desconsidera a capacidade dos indivíduos de fazerem escolhas conscientes e responsáveis. Como o filósofo contemporâneo Slavoj Žižek argumenta, "a verdadeira coragem não é saber o que é tentador, mas resistir".

Além disso, é importante reconhecer a autonomia das mulheres, em vez de reduzi-las a meros instrumentos de tentação e manipulação. A diversidade de experiências e trajetórias individuais das mulheres, bem como sua capacidade de agir de forma ética e moralmente correta, são frequentemente ignoradas. Como Provérbios 31:30 nos lembra, "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada".

Em uma sociedade que busca promover a igualdade de gênero e combater todas as formas de discriminação, é fundamental valorizar as contribuições das mulheres em todos os aspectos da vida social. Como a filósofa feminista contemporânea Judith Butler argumenta, "A igualdade de gênero requer mais do que igualdade de direitos; requer a desmontagem de estruturas discriminatórias".

Em vez de alimentar o medo e a desconfiança em relação às mulheres, devemos promover o respeito mútuo e a cooperação entre os gêneros. Isso envolve reconhecer a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, assim como valorizar a diversidade de experiências e perspectivas que cada um traz para a sociedade.

Portanto, é fundamental rejeitar a narrativa misógina apresentada nas igrejas e buscar construir relações baseadas no respeito, na igualdade e na cooperação mútua entre os gêneros. Como Efésios 4:32 nos lembra, "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo". Somente assim poderemos avançar rumo a uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária, onde homens e mulheres possam viver livres de preconceitos e discriminações.