ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VIII(32) “Cultivando a Mente Aberta: Sabedoria em Tempos de Incerteza”

A busca pela sabedoria e a preparação para o futuro são conceitos válidos, porém, a abordagem apresentada nas igrejas afora é demasiadamente dogmática e baseada em pressupostos questionáveis. Ao invés de apelar para a obediência cega a uma suposta fonte de sabedoria divina, é mais producente cultivar o pensamento crítico e a autonomia individual. Como está escrito em Provérbios 4:7: "A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria, e com tudo o que possuis adquire o entendimento."

Richard Dawkins afirmou: "A fé é a negação da mente." Submeter-se cegamente a uma autoridade autoproclamada não é sabedoria, mas sim uma abdicação da razão. O filósofo Bertrand Russell advertiu: "Muitos homens respeitáveis têm fé por nunca terem sido vítimas da educação intelectual." Esses pensamentos refletem a necessidade de uma abordagem crítica e educada, em vez de uma fé cega.

Em vez de personificar a sabedoria como uma entidade feminina misteriosa, deveríamos nos voltar para o conhecimento comprovado e a evidência empírica. Carl Sagan sabiamente observou: "A negação da evidência não é mais um dever virtuoso." A busca pela verdade deve ser baseada em fatos, não em dogmas religiosos. A Bíblia também enfatiza a importância da verdade e do discernimento: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).

Os fanáticos sugerem que aqueles que não seguem seus conselhos baseados na bíblia são ignorantes e destinados ao fracasso. No entanto, como Neil deGrasse Tyson afirmou: "O conhecimento que não é questionado é a própria negação da sabedoria." A verdadeira sabedoria reside no questionamento constante e na busca incansável pelo entendimento. Em Provérbios 2:3-5, somos incentivados a buscar o conhecimento como a prata e a procurar por ele como por tesouros escondidos.

Em vez de ameaçar com consequências divinas, deveríamos nos concentrar em cultivar a compaixão e a empatia. O Dalai Lama disse: "Uma mente aberta e um coração aberto são as bases mais confiáveis do progresso na jornada para a felicidade." Jesus também ensinou a importância do amor e da compaixão: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39).

Em conclusão, a busca pela sabedoria deve ser guiada pela razão, evidência e compaixão, não pela submissão dogmática a autoridades autoproclamadas. Devemos abraçar o pensamento crítico, questionar pressupostos e cultivar a autonomia individual. Como Tiago 1:5 nos encoraja: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." Só assim poderemos verdadeiramente prosperar.