A ÉTICA SUBJACENTE À PEDAGOGIA DO MESTRE

A Ética subjacente à Pedagogia do Mestre

O lapidar da alma humana é compromisso de todos os educadores; contribuir para uma existência pacífica, numa convivência responsável e harmoniosa dentro de um ecossistema reequilibrado é tarefa de homens e mulheres conscientes de sua missão na Terra. É essa missão que nos impele a trabalhar com ética, respeitar o outro na sua diferença e zelar pela integridade de todos, nesse milênio em que o ser humano procura, no fervilhar do mundo exterior, suprir o vazio do seu mundo interior.

Como educadores, devemos voltar nosso olhar para além do horizonte do pragmatismo. Enxergar a vida num âmbito maior para buscar a transcendência, é ter um compromisso mais espiritual com os nossos educandos.

Trabalhar com ética numa sala de aula é ajudar o educando a buscar sua utopia e vivê-la, porque utopia é alimento da alma humana. A ética deve permear todo o trabalho do professor. Não se concebe alguém falar em ética, se esse alguém não tem sua vida respaldada em valores éticos. Ética não se ensina, vive-se.

Ao fazer uma leitura reflexiva sobre alguns pontos da vida de Jesus, percebemos que o Mestre nas suas falas com os discípulos, com todos que O procuravam para ouvir Seus conselhos, empregava a Pedagogia do Amor, onde se vê cristalizada toda uma consciência ética. Jesus viveu o que pregou. Pregou o amor, a solidariedade, o respeito, a valorização da vida, a consciência crítica, a liberdade. E deixava nas entrelinhas seu repúdio à imposição, ao orgulho, à vaidade, ao egoísmo. Não impôs sua vontade, suas idéias, seus pensamentos aos homens da sua época, nem aos que viriam depois dele. Através de Parábolas, ensinava a fé, a verdade, os valores da vida, sem impor sua crença. Mostrava o verdadeiro sentido da vida pelo seu exemplo. Quem quisesse que O seguisse. E muitos homens O seguiram.

O educador de hoje não pode ser diferente do grande educador que foi Jesus Cristo. Diferente na condição de dar amor, ser solidário, respeitar o outro. A questão ética é uma questão de viver a alteridade, de construir a vida, administrar responsavelmente o desabrochar das idéias, observar a prática da justiça, dar amor incondicional.

Ética e Educação, então, devem colocar o educador a serviço da vida, da sua essência, da construção do homem e da conquista da sua liberdade, com limites.

O homem e a mulher vivem no mundo, nesse universo imenso. Dele, eles têm retirado tudo para sua subsistência. E têm feito isso irresponsavelmente, sem pensar nas gerações futuras. A questão que colocamos para uma reflexão é esta: Onde estão os valores que homens e mulheres viram nas escolas? Em seus lares? Onde ficou o cuidado com a Mãe-Terra? O cuidar do mundo é uma questão ética. Não se pode cuidar somente do ser vivente, sem cuidar do seu habitat. Ou se cuida de todos, ou o cuidado apenas de uns representará a morte de outros. É essa a cultura de morte a que o homem está subjugado.

Em todos os quadrantes do universo vê-se essa cultura de morte, simbolizada pelo descaso, desrespeito ao ecossistema que traz a todos nós a indignação. Cuidar das pessoas, das plantas e de todos os animais é cuidar da Vida. O homem é cidadão do mundo e é preciso resgatar essa cidadania em termos planetários. Faz-se necessária a busca da unidade.

E a Ética? O que a Ética tem a ver com tudo isso? A Ética vem responder à finalidade intrínseca do ser humano: ser feliz!

Não é isso que pregava Jesus? E isso é possível ao homem realizar. O impossível Jesus realizou e realiza todos os dias na nossa vida.

Viver em plenitude nesse Planeta poderá ser um sonho, uma utopia... mas o homem e a mulher não podem fechar-se no seu mundo tão pequeno! É preciso ir atrás de algo maior, buscar a transcendência, a mística da vida, através de ações que melhorem seu existir e o existir do outro.

No mundo pós-moderno ressentimos que a educação tenha mais um caráter pragmático e menos um caráter espiritual. O educador desse Novo Milênio, de formação ética, de caráter equilibrado deve se envolver menos com a matéria que o homem medíocre busca e preparar mais a alma. O homem e a mulher do mundo pós-moderno são guiados pela influência da mídia que aliena, avilta o caráter e transforma o amor, sentimento belo, em desejo.

Esse é o grande desafio que nós educadores temos pela frente: tornarmo-nos gente para trabalhar com gente. Isso é viver, é construir a vida dentro de padrões éticos, com visão de alteridade perante o outro