RUBERVAL CUNHA E O REPENTE PERFORMÁTICO (IMPROVISO GUAICURU)

Aliando técnicas teatrais, declamação, discurso poético e música, Ruberval Cunha criou o repente performático (ou improviso guaicuru) que vem dia a dia ganhando reconhecimento e espaço nas mais diversas áreas. No VI Congresso Nacional de Psicologia no Trânsito que reúne profissionais de praticamente todos os Estados Brasileiros na Universidade Católica Dom Bosco, juntamente com representantes do Denatran, Ministério das Cidades, Técnicos de Detrans e o Secretário de Direitos Humanos do Governo Federal, Ruberval foi aplaudido em pé por todos os presentes após um espetáculo de improviso memorável e interativo. Contando com mais de duas dezenas de palavras fornecidas pelo público e abordando o trânsito, a psicologia, a educação e mobilidade humana, o ator, poeta e funcionário do Detran/MS fez um Show com cerca de 25 minutos; “imprimindo marcas que o tempo não apaga” segundo o depoimento da Dr.ª Cláudia de Lima, psicóloga da Bahia. Já a Dr.ª Luiza JahJah (São Paulo) destacou o impacto causado ao ouvir o som do berrante e a carga emocional transmitida que a levou às lágrimas.Elogios ao Improviso Guaicuru e ao seu criador também tem vida na voz de grandes nomes da Cultura Nacional: Adélia Prado (2002), Wally Salomão (2003) e Nélida Pinõn (2004), os quais tomaram contato com essa produção através da Noite Nacional da Poesia promovida em Campo Grande pela União Brasileira de Escritores e FUNCESP. Com viagem marcada para Mato Grosso, onde permanece por três dias e faz apresentações para gerentes e funcionários do Banco da Amazônia e Banco do Brasil através da empresa Interativa.

Trabalhando com fotografias e excertos poéticos a obra: “Turismo No Diário das Palavras” é o carro chefe dos planos que o escritor tem. A respeito da obra ele declara: “Deus nos dá palavras e imagens para expressar as nossas emoções. Com as duas e colaboração de amigos, pretendo falar um pouco de Mato Grosso do Sul e da literatura.”

Literatura News

Ruberval Cunha
Enviado por Ruberval Cunha em 24/02/2006
Reeditado em 13/04/2006
Código do texto: T115623