Entrevista com a Escritora, Professora e Humanista
JOSEFA LOUÇA TRINDADE


Entrevista com a Professora Josefa Louça Trindade, que fala de educação, cultura, sob o aspecto pessoal, nos revelando também um pouco de suas experiências nessas áreas e algumas de suas particularidades.

Nome Completo:

Josefa Louça Trindade

Data de nascimento:
07/Dez/1928

Instrução:
Estudos Sociais pela UFG
Pedagogia pela UNIRG e
Pós Graduação em Língua Portuguesa pela ASOEC


Obras Literárias Publicadas:
FATOS EM VERSOS – 1980
MOMENTOS POÉTICOS 1ª e 2ª Edição - 1994
TURISCULTURA - 2000
MATIZES - 2001
OS PRATHES - 2006
ÁLBUM DE VIAGEM I e II - 2007


Escrever é vocação ou um ofício?
Vocação e Ofício

Em sua opinião, a profissionalização literária, permite a sobrevivência financeira do escritor ou o afasta do seu caminho?
Não afasta. Para alguns escritores é profissionalização para outros é realização pessoal.

Você acha que o dom também pode ser construído? Como?
Não. O dom é nato.

Como surgiu o seu interesse pela educação, e pela literatura?
O interesse de repassar a outrem o que se sabe e o que se sente.

Visibilidade, ingresso no mercado editorial, maior penetração nos círculos intelectuais são fatores positivos e viáveis á todos que amam a arte, ou apenas para uma minoria e por quê?
Não creio que seja da minoria, mas de todos que desenvolvam seus interesses de acordo com suas possibilidades

Você acha, que um escritor, especificamente falando, repassa para a escrita de alguma forma, (linguagem, temática, estrutura etc.) suas experiências profissionais em áreas diversificadas?
Sim, ele passa. O escritor é o que escreve.

Você acredita que ao estar "fazendo arte" o artista o faz, sem compromisso com a verdade?
Todos que fazem arte, têm compromisso com a verdade.

Você não acha que a presença hegemônica dos Estados Unidos no atual cenário internacional pode ter um efeito perverso sobre a cultura do mundo, por favor, justifique:
Não creio. Cada povo tem a sua cultura e zela por ela.

Na sua opinião, como a leitura pode levar educadores e educandos a tomar consciência de seu potencial criativo e transformador?
A leitura conduz ao conhecimento e consequentemente abre a visão do leitor.

Onde e quando começa o aprendizado para uma cultura sustentável?
Através das ações verdadeiras e a conscientização
delas.


Como e por que a literatura pode contribuir para esse aprendizado?
Através da leitura o leitor percebe novos horizontes e visões em transformação.

Uma pessoa que exerce profissão paralela à arte, pode ter a área profissional afetada pela ficção?
Não. Cada atividade tem o seu momento que é desenvolvida harmoniosamente.
Qual é a relação entre a sua vida e a sua obra?
Uma relação muito direta. O escritor escreve
o que ele é.


O conhecimento a um clique de distância é possível?
Sim. Em face o desenvolvimento da tecnologia.


A Internet tem contribuído, ou já contribuiu para difusão do seu trabalho?
- Sim. Através de pesquisas.

E o reconhecimento a um clique é utopia?
- Não. É verdade.

Você percebe algum aspecto incomum na Literatura Brasileira?
- Apenas em termos de estilos. Cada escritor tem o seu.
Com você, isso ocorre e de que forma, ou com qual periodicidade?
- Comigo não ocorre isso. Minha maneira de expressar o meu pensamento é sempre a mesma, embora com outras palavras.

Os poetas ligados à poesia concreta, de linguagem construtivista, defendem o fim do ciclo histórico do verso. O que você pensa a respeito?
- Não sigo Escolas. O meu estilo é próprio. Primo pela cadência dos versos.

Você acredita que as antologias são referências que costumeiramente enriquecem perfis curriculares? – Por quê?
- Sim. Participar de Antologias é uma maneira de se tornar conhecido como escritor.

Qual a importância das antologias para a literatura brasileira?
- Fornecer informações

A poesia surrealista é uma das mais refinadas, em que o pensamento se faz por imagens. Esse é o principal motivo que dificulta sua difusão?
- Sim, pelo fato de difícil compreensão por parte daqueles que não conhecem bem as figuras de linguagem.

Como muitos afirmam, você concorda que matéria-prima do poeta é a palavra?
- Concordo perfeitamente. E além da palavra podem ser citadas situações como lembranças, sentimentos, gestos, etc.

Como você avalia as inúmeras obras intituladas Poesias ou Prosas Poéticas que são constantemente veiculadas na Internet?
- Avalio como expressões poéticas modernas

Como você vê o mercado editorial?
- Complicado...

Convive ou já conviveu com outros escritores? Casos interessantes e momentos marcantes?
- Sim. Encontros de Escritores, Palestras. Todos marcaram positivamente.

Qual é a importância dada à literatura, e à arte, em cada um de seus espaços
- São artes com seus valores próprios.

Quais são os seus maiores desafios atualmente?
- Viver

Citar os nomes de dez escritores brasileiros considerados importantes.

- Bernardo Elis
- José de Alencar
- Machado de Assis
- Cecília Meireles
- Raquel de Queiroz
- Jorge Amado
- Lygia Fagundes Teles
- Mario Quintana
- Monteiro Lobato
- Vinicius de Moras


Agora vamos de ping-pong?

Nome:
Josefa Louça Trindade
Filhos?
Não
Apelido:
Zefinha
Profissão:
Professora Aposentada
Hobby:
Viajar
Estilo de Música:
Sacra e Clássica
Livro predileto:
Bíblia Sagrada
Um Perfume:
Channel
Carro:
Fiesta
Cor:
Rosa
Esporte pratica ou gosta de algum?
Não pratico.
O que mais admira nas pessoas:
A Inteligência
Um nome:
Deus
Mania tem alguma:
- Não tenho
Viver é:
Amar
Felicidade é:
Liberdade

Agradecemos pela atenção e boa vontade em nos conceder esta entrevista.

 
Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 29/07/2011
Reeditado em 30/07/2011
Código do texto: T3127561
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.