Entrevista à escritora, Líder do Grupo Lítera, Humanista, Ativista Cultural e poeta Temiranda França.

Querida Temiranda, fazendo esta entrevista, minha intenção é prestar-lhe uma homenagem, porquanto ela estará sendo publicada em nossa página na internet e também somar conhecimentos a tantos quantos a lerem e através dela vierem conhecê-la.
Grande Mulher, Brilhante Escritora, Incentivadora da Arte e da Cultura, receba nosso Carinho, Admiração, Afeto, Respeito e Gratidão. (Maria Loussa).

De antemão agradeço a homenagem. Tenho certeza que ela vem cheia de afeto.(Temiranda)

1 - Você alimenta uma paixão há vários anos pelas letras e a compartilha com outros que conjugam a mesma linguagem. Como você define essa paixão?

Resposta: É uma paixão implícita no DNA. Meu avô e bisavô paternos eram poetas, embora não tenham livros publicados. Minha mãe era apaixonada por cultura. Ledora contumaz.
2 – No afã de abrir sua alma através da arte de escrever, como você emergiu e ingressou neste mundo fantástico da literatura?
Resposta: Descobri minha paixão pela escrita ainda no Curso Normal. A aula preferida era a de Literatura. Os temas propostos para desenvolvimento eram escritos com certa facilidade, destacando dos demais garantiam-me nota máxima.
3 - Você considera que através das letras... palavras... textos, ampliou seu círculo de amizades? Resposta: Sempre agi meio escondidinha. Depois que criei coragem e publiquei livros, devido a identidade do amor às letras com outros escritores, aumentou sim meu círculo de amigos. Aprendo muito com eles.
4 – Quantos livros editados e quais. Tem algum preferido?
Resposta: Cinco livros. Na sequência: Noites de Fogueira – Saga, já esgotado. Olhar Peregrino, Porcelana Prata e Pedra, Copo de Sonhos e Poemas Plurais. Estes de poesia.
5 - Qual é a relação entre a sua vida e a sua obra? Resposta: É um pouco difícil de responder. Após rápida avaliação acho que é a fé em mim mesma. Acredito que posso, então faço.
6 – O que diz das Antologias? Faz parte de alguma? Resposta: Tenho artigos publicados em jornais e citações de meu nome artístico em livros de escritores conhecidos e laureados como José Mendonça Teles, Dr. José Luiz Bittencourt, Geraldo Coelho Vaz, Bariani Ortêncio, Elizabeth Caldeira Brito, Gabriel Nascente. É o que me lembro. Não fiz parte de nenhuma Antologia ainda.
7 – Temiranda, você reúne em sua residência um grupo literário.
O que é o Lítera e o que ele representa para você?

Resposta:Lítera é um grupo de escritores amigos que se reunem a cada 15 dias para apresentarem algo da própria criação. Estudar poetas e escritores fazem parte das pautas. É um clube artístico onde nos aperfeiçoamos e divertimos muito.
8 - Quais são os planos do Grupo para o futuro?
Resposta:Os planos são publicações: antologias e incentivo para publicação particular. É o que penso e sugiro no momento. O futuro a Deus pertence.
9 – Vamos agora à pergunta clássica: - Quem é Temiranda?
Resposta: Temiranda é a criança, a jovem e a senhora que residem em mim, com experiência que cada uma recolheu ao longo do seu tempo.
10 – Qual sua profissão antes de ser escritora e quais atividades que mais se envolveu?
Resposta: Sempre trabalhei muito. Batalhei. Descobri-me essencialmente mãe e dona de casa. Fui professora da rede municipal e estadual, bancária, servidora pública, empresária, além de bordadeira. Modéstia à parte, possuo habilidades manuais. Por oito anos o piano foi meu grande amigo, quando ainda jovem. Depois descobri que não tinha lá grandes dotes musicais. Aquilo era mais uma brincadeira.
11 – Tenho percebido em você que a humildade é uma de suas virtudes. Como você define este sentimento?
Resposta: Somos todos uns amontoados de ossos e carne. Soberbia para quê? Sou apenas gente.
12 – Você tem um poema chamado SONHO LILÁS. Essa é a cor predominante de seus sonhos? Resposta: Amo todas as cores. Disse-me um amigo que sou um arco-íris por dentro.
13 – O que é a poesia para você e o que mais a inspira para escrever?
Resposta: A poesia é meu momento de enlevo: sublime, prazeroso. Ela está lá dentro, latente, qualquer hora pode brotar.
14 - Você acredita que ao estar "fazendo arte" o artista o faz, sem compromisso com a verdade? Resposta: Arte pode ser a verdade ou a mentira de cada um, desde que seja arte. 
15 - Uma pessoa que exerce profissão paralela à arte, pode ter a área profissional afetada pela ficção?
Resposta: Acredito que não, se se é absolutamente ciente daquilo que faz. Na profissão de ladrão pode ser.
16 - Temiranda, a internet tem sido uma poderosa arma para revelar novos talentos. Há que se reconhecer textos sem muita qualidade. O fato, entretanto é que, longe dos holofotes, os poetas “escondidos” têm procurado se revelar. Essa é uma ferramenta moderna. Como você a vê, como meio difusor da escrita?
Resposta: Os grandes talentos se revelam mais cedo ou mais tarde. Não me resta dúvida de que a internete é grande alavanca.
17 -  O que Deus significa em sua vida?
Resposta: Deus é a claridade que nos guia. Ele é óbvio.
18 -  Que recado você daria a todos os que gostam de escrever e ainda não tiveram a oportunidade de publicar um livro?
Resposta: Que não desanimem. 
19 -  Escrever, para você, significa uma auto-realização ou você acha que a literatura e os seus trabalhos podem servir para a realização dos leitores? É possível construir ou moldar consciências com seus escritos? Você procura isto? Resposta: É uma das coisas que me auto-realizam. É possível sim influenciar consciências. Haja vista as Cartilhas Ideológicas, Obrigatórias nas Universidades de hoje. Educadores muito intelectualizados em ideologias esquecem o senso comum de educar para a vida e não para satisfazer a ânsia de domínio sobre o pensamento do outro. Eu apenas manifesto o que sinto. Não tenho outras intenções. 
20 -  Sabe-se que a leitura é importante e até as crianças estão descobrindo isso. Em nosso país finalmente, apesar de tímidas, muitas iniciativas já começam ser tomadas a respeito. O que você tem a dizer?
Resposta: A leitura diversificada é o caminho mais curto para o saber. Qualquer iniciativa neste sentido é louvável. 
21 -  Temiranda, você encontra com um gênio e ele oferece oportunidade para fazer três pedidos especiais. O que você pediria?
Resposta: Se for o Gênio da Lâmpada, pediria que iluminasse todas as mentalidades para os valores da família unida.
22 -  Chegou o momento do mote utilizado nas entrevistas. Vou dar-lhe um e gostaria que você desenvolvesse, a partir dele, um pensamento, uma frase ou outra coisa que você queira. A Vida. Resposta: A vida é o encontro com a alegria e com a tristeza. Deus mora aí e está em mim. 
23 -  Como a literatura pode contribuir para a cultura sustentável?
Resposta: Sinceramente não saberia lhe responder. É complexo.
24 -  Citar cinco nomes que podem ser considerados ícones na literatura brasileira.
Resposta: Gosto de tantos. Cito os primeiros que li: José de Alencar e Machado de Assis. Dois grandes clássicos. Entre os poetas adoro Vinicius, Drummond e Adélia Prado. 
25 -  Agora vamos ao Ping Pong - Com uma palavra defina:
Temiranda por Temiranda - Gente
Família - Tudo
Profissão - Lar
Hobby - Escrever
Esporte - Escrever, caminhar
Um Nome - Filho
Cor - Todas
O que lhe atrai nas pessoas - Inteligência e meiguice O que é viver - Sentir útil
Violência - Improbidade

Temiranda, muito obrigada! Goiânia,
Setembro de 2011
Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 19/11/2011
Reeditado em 23/11/2011
Código do texto: T3345117
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.