A filosofia, o exercício e a vida
Roberto bebe nas três fonte
 
A filosofia Clínica "direciona e elabora, a partir da metodologia filosófica, procedimentos de diagnose e tratamento endereçados as questões existencias" ou - em outras palavras - "trata-se de "utilização da filosofia aplicada ao indivíduo".

O psicanalista e filósofo Lúcio Pacher, precusor da filosofia clínica no Brasil, tem um discípulo em Belo Horizonte, o poeta, escritor e filósofo  Roberto Gonçalves (foto).

Alto, longelínio, Roberto Gonçalves, aposentado da Receita Federal do Brasil, mora no São Bento, e frequenta o parque da barragem com regularidade para manter a saúde física.

Diz ele: "meu corpo pede vida, água pura da fonte: depende de afeto, justiça, paz, liberdade, amor, quer liberdade, fraternidade e Deus".

O filósofo tem um site na internet: http:// www.robertogoncalves.prosaeverso.net e se dispõe a ir à casa das pessoas para conversar. Entre no site. Converse com o Roberto.

 
Comentários:

- Marta Clauss Magalhães:
Roberto Gonçalves é uma pessoa muito especial. Somente quem conhece sua doçura e meiguice  pode perceber então sua preciosa inteligência  e mais, seu respeito ao outro e ao Ser humano! Um filósofo na vida!!!

- Tenho a honra e mais do que isso, o privilégio de ter sido aluno de Filosofia Clínica da Professora e Doutora Marta Clauss Magalhães. Na surpreendente arte de ensinar e amar, ela nos leva a percorrer os passos dos grandes filósofos - dos pré-socráticos até os atuais, com o brilho de sua inteligência e a fecundidade de sua incomensurável cultura. Muito obrigado minha querida professora pelas gentis palavras.

- Maria Socorro:
Você está de parabéns, Roberto, por estar levantando a auto-estima das pessoas, você será lembrado por suas obras. Um grande beijo no seu coração, de sua Sol.

- Sueli Duarte Costa e Melo:
Parabéns Roberto!!! Você é uma pessoa que faz a diferença por onde passa... E sua busca por aprimoramento para, com bons conhecimentos técnicos, agrega valores à vida de outras pessoas, tudo isso denota a pessoa especial que você é por dentro e por fora. Sucesso!!! Beijo.

- Professor Alessandro Faleiro;
Olá, Roberto! Parabéns pelo trabalho. Neste mundo da barulheira, é preciso ter coragem e força para cultivar o pensamento e buscar a sabedoria na simplicidade e em Deus. Um grande abraço e que o Senhor o continue abençoando.

- Anônimo;
Exercitar a vida, é uma arte que poucos dominam e você faz com perfeição! Parabéns Roberto!

- Laura Couto;
Parabéns Roberto, lindo trabalho!

"Há sempre alguém na vida da gente. Alguém que aparece sorrindo, alguém que nos deixa chorando; e por mais que a gente tente esquecer há sempre alguém impossivel de esquecer - a vida é assim mesmo. Um dia a gente ganha e no outro pode até perder. Por tudo isso lute por seus ideais, sempre. Você não entra na vida das pessoas para para ser mais um, e sim para deixar algo de bom. Quem são aqueles, nestes dias de fria desatenção, que manifestam ouvidos sensíveis às melodias da alma? Quero agradecer afetuosa ao ilustre jornalista EUSTÁQUIO AUGOSTO DOS SANTOS, palavras encontradas em sua surpreendente arte de amar e de realizar o seu ofício jornalístico entrevistando um modesto aprendiz de filósofo. Receba, meu caro jornalista EUSTÁQUIO AUGUSTO DOS SANTOS, mais, muito mais do que a minha eterna gratidão, receba a minha amizade, incondicional.
Afetuoso abraço de anônimo caminhante, que agora o chama orgulhosamente de meu caro amigo!!
Roberto Gonçalves

Eustáquio Augusto dos Santos exerceu o jornalismo profisional nos jornais O Globo e o Estado de São Paulo, Governo de Minas Gerais e Tribunal de Contas da União. É presidente da Associação dos Amigos do Parque da Barragem Santa Lúcia.