Frases sobre Plágio by Shimada Coelho

"Há alguns meses tenho percebido um sujeito utilizando as idéias, títulos e frases de meus textos e tentando reproduzir algo semelhante. A parte ruim é que ele, na tentativa de fazer algo melhor, cria algo tão chato e enfadonho, que me sinto ofendida. Por outro lado, sinto-me envaidecida... Ele tenta me imitar e reproduzir com outras palavras meus textos. Isso faz dele meu seguidor!"

"O tal sujeito acha que além de nossa justiça ser cega, eu também seja... Utiliza-se sempre das minhas idéias que nascem na madrugada e acredita que ninguém irá perceber. Embora se julgue um profissional, é apenas mais um que participa da roda da mesmice e não ousa inovar. Nâo é um plagiador, pois não está ganhando dinheiro as minhas custas...E quando isso começar a acontecer, não será um escritor imortal: será um oportunista."

"Uma amiga avisou-me que fui plagiada. Meus leitores estão mais preocupados que eu... Observei o texto em questão, e apesar de grande semelhança com um de meus textos, considerei muito fraco e sem convicção. Entrei em contato com meu advogado que me orientou a processá-lo com certeza de causa ganha. Não sei se quero fazê-lo... Dá certa satisfação estar apenas começando e já ser imitada."

"O que é de fato o plágio? O mundo deixou de pensar... Portanto, nada se inventa e tudo se copia"

"Um poeta verdadeiro ou verdadeiro escritor... Ele não se contenta com o último texto escrito e busca superar-se sempre a si mesmo. Aquele que possui um dom nato não disputa com outro a não ser consigo mesmo! Nâo quer superar outro a não ser a si mesmo."

"Um comentário que tenho vontade de fazer, mas jamais o farei: Gostaria de aplaudir! Diga-me onde está o grande autor que imitas para que eu possa aplaudi-lo de pé."

"Sente-se para conversar com um plagiador ou um imitador: você irá morrer de tedio e dormir ouvindo o reprodutor de tudo que você ja´conhece. Sente-se para conversar com um escritor nato: você será transportado para um mundo novo inimaginável."

"É fácil ser um bom escritor utilizando-se das idéias de outros... Para esse, o resultado é algo insosso... Quem tem a idéia incorpora sentimento pleno. Um plagiador é acima de tudo um ladrão das idéias alheias e um ser sem vivência e visão suficiente para criar e inovar."

"O plagiador ou o imitador só é bom por que ele se denomina assim, na segurança de reproduzir o que copiou após considerar uma leitura satisfatória. O escritor nato nunca está satisfeito com o que escreve."

"Um plagiador é um ser tão vazio que precisa do que é de outros para criar para si um mundo que não existe dentro de si."

"Não sigo ninguém, nem o estilo de ninguém por enquanto... Mas parece que há pessoas que me seguem: vejo minhas idéias sendo usadas por pessoas sem inspiração e uma criatividade pobre que precisam seguir um estilo... E imitar alguém!"

" Repita e faça ecoar palavras que você imita de outras pessoas... Elas farão com que, quem as disse seja eternizado através das palavras. Quem as repete jamais conseguirá ser o que, quem as disse é! Dizer que é ou faz não prova ser e fazer!"

"O que é um plagiador? Alguém sem vida própria, sem experiências de vida que o enriqueceram, sem opinião formada, sem convicção, sem sentimentos próprios... É uma pessoa vazia que se veste de outra pessoa para quem sabe se tornar algo que nunca consegue ser! É alguém que nunca olhou e examinou a si mesmo, por viver ambicionando e invejando o que as outras pessoas podem criar de melhor!"

"Um plagiador é aquele tipo de pessoa que se enquadra no grupo daqueles que como robôs, repetem tudo o que é dito e tudo que é decreto de padronização. Eles precisam passar por cima de si mesmos para absorver do outro o que considera fundamental para ser aceito. Dele jamais nasce algo novo, nem inédito muito menos profundo."

"Tenho uma péssima notícia aos plagiadores: imitar e repetir as palavras de um autor é segui-lo... Quando se reproduz as palavras de um escritor, passa-se a ser seu seguidor!"

"Não... Nâo vou arrumar brigas na justiça sempre que me sentir plagiada... O plagiador e o imitador também nasceram com essa vocação. Cada um tem um propósito acima da terra e debaixo do céu. O que seria do verdadeiro artista se não tivesse atrás de si seus imitadores?"

"Simplesmente se tornou cansativo e tedioso ver meus títulos e frases cobrindo a criação de outras pessoas... Reclamar? Discutir? O que se pode dizer para alguém que usa a idéia de alguém na mais lavada cara de pau?"

"O que fazer contra uma pessoa que absorve a idéia de outro, tenta reproduzi-la e se gaba dizendo que ele criou? Eu particularmente prefiro que o sujeito continue passando desapercebido... Pessoas assim acabam sozinhas... E quando estiverem solitárias irão copiar quem? Irão tentar enganar a quem?"

"É difícil o que vou explicar, mas não é impossível. Um dia consegui alcançar o princípio desse entendimento e passei a ser mais feliz e ampliar minha paz de espírito. Quando alguém fizer algo que pareça vir para afetar-te, não revide!

"Eu sei quem são meus imitadores, pois tenho apenas dois seguidores. A esses dois ensino meu estilo de escrever. Os demais que não recebem ensinamento sobre meu estilo, são aqueles que imitam tentando ter um estilo próprio, que na verdade nunca terão."

"Não sigo ninguém... Mas tenho duas pessoas apenas que me seguem e admitem isso. A elas eu ensino a essência do meu estilo: esse estilo não pode ser encontrado em livros, muito menos nas tentativas frustradas de imitar-me."

"Obrigada por utilizar-se de meus títulos, minhas frases e minhas idéias. Seja muito bem vindo! Teus atos o torna meu seguidor. Mas atenção: te tornas seguidor, não me torno teu mestre. Um aluno pode se sair melhor que seu mestre. Um imitador será sempre um espelho que reproduz a vocação nata de um artista."

"Sinta-se à vontade em imitar estes meus textos: eles são apenas esboços e rascunhos. Meus melhores textos estão reservados para meu livro, embora ainda ache que eu poderia fazer melhor."

Ps: Para meus únicos dois seguidores: toda minha essência flui para vocês.

Para meus imitadores: obrigada por tornar alguém desconhecido merecedor de ser imitado. Isso faz meu estilo novo e apreciado, e vocês tão vazios como sempre...

Shimada Coelho A Alma Nua
Enviado por Shimada Coelho A Alma Nua em 27/12/2008
Reeditado em 27/12/2008
Código do texto: T1355008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.