FRASES NOS TÚMULOS

01- “NA CHINA É COSTUME gravar na sepultura do defunto o nome do médico que o tratou”. (Jornal “Mensageiro da Paz”, p. 7, de janeiro de 1984 - CPAD).

02- “ESTÁ ENTERRADO aqui um elefante que em defesa de seu dono descarrilou um trem”. (MP, idem, idem)

03- “EMBORA NÃO TER SIDO homem religioso, foi um excelente homem de Igreja” (Frase citada pelo Dr Rubens Lopes, em seu sermão em fita K7, cujo tema é:”Ser sem Ser”.

04- “AQUI JAZ SIMÍLIO, general romano, que morreu em idade avançada, mas viveu somente sete anos”. (Frase que se encontra sobre um túmulo na ITALIA, anotada por DION CASSIO, Historiador do século II,”.

05- “NO TÚMULO de REGINALD HEBER está escrito: “Ele cumpriu os seus deveres mais humildes e mais importantes com cuidado, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças".

06- NO TÚMULO de GUILHERME CAREY está escrito: “Guilherme Carey, nascido em 07.08.1761, falecido em 09.06.1836 - UM MISERAVEL, POBRE E INUTIL VERME. Caio nas Tuas bondosas mãos”. (Extraído do Historiador, Escritor e Pastor Batista Doutor José dos Reis Pereira)

07- NO TÚMULO da esposa do compositor sacro Sabine Baring está escrito, que ele mesmo mandou redigir: “DIMIDIUM ANIMAE MEAE”. (Que significa, “Metade da minha alma”).

08- NA SEPULTURA de Henrique Alford, podemos ler: “Pousada dum peregrino em viagem para Jerusalém”.

09- LONGFELLOW disse: “O túmulo não passa dum túnel, levando da luz para a luz, mediante trevas instantes de escuridão”.

10- EM UM PEQUENO CEMITÉRIO alguém leu: “Aqui descansa John Smith que, por 40 anos consertou sapatos para a Glória de Deus!” (Revista “LOUVOR”, p. 5, 2T1990 – JUERP).

11- NUMA CRIPTA FUNERÁRIA, junto ao túmulo de Cristo, foi achada uma pedra tumular, inscrita:

“Enterrado perto do seu Senhor” (Manual Bíblico do H. H. Halley, pág. 487 – Edições VIDA NOVA).

12- NO TÚMULO de um ministro do Evangelho, na cidade de Praga, encontramos: “Quando viveu, guardou no seu coração a nação inteira. Quando morreu toda a nação o guardou no seu coração!” - (Rosalee Mills Appleby, in “Meditações do Crepúsculo”, Volume II, pág. 76 - edição da “Escola Bíblica do Ar”)

13- CIPIÃO, o Africano, condenado por crime de peculato, exilou-se em Linterno, pedindo que após sua morte, gravassem na lápide de seu túmulo: “Ingrata Pátria, não terás os meus ossos!”

14- DE SHAKESPEARE, o maior gênio literário de todos os tempos, extraímos duas (02) frases, sendo a primeira, sobre TESTAMENTO e a segunda, em seu TÚMULO:

a) “Eu encomendo minha alma nas mãos de Deus, meu Criador, esperando e crendo sem vacilar, pelos méritos de Jesus Cristo, meu Salvador, ser feito participante da vida eterna”. (Citado por D. James Kennedy, in “Porque Creio”, pág. 76, ed 1987 - JUERP)

b) “Bom amigo, pelo amor de Jesus, abstenha-se de cavar a poeira aqui encerrada. Abençoado seja o homem que poupar estas pedras e maldito seja aquele que remover meus ossos”. (Citado no “Dicionário Internacional de Biografias” – Editora Formar Ltda – SÃO PAULO (SP) – VOLUME V – página 1011).

15- FRASE SOBRE O TÚMULO do homem que foi tirado do ventre de uma baleia, na Inglaterra:

“James Bartley – 1879 – 1909, um Jonas moderno” (Russel Norman Champlin, p. 579, vol 3)

16- SOBRE A LÁPIDE de Sir Christopher Wren, na Catedral de San Paulo, em Lourdes, há uma inscrição mui sensível, em latim, que significa:

“Se quereis ver seu monumento, olhai a vosso redor”. (William Barclay, in “Marcos”, vol 3, p. 102)

17- “AQUI JAZ O GREGO de quem a natureza aprendeu a arte”. (Frase sobre o túmulo de “El Greco”, pintor grego – in “Aventuras na História”, edição de 06 de fevereiro de 2.004, p. 56).

18- ESTA FRASE A SEGUIR, não foi posta sobre o túmulo do Rei Jeorão (Rei de Judá), filho do famosíssimo Jeosafá. Jeorão foi sanguinário, que, ao subir no trono, ordenou a matança de todos os seus irmãos, cuja história completa se encontra no livro do VT, 2 Crônicas 21.1-20. Mas, bem que merecia, pois ela reflete o que ele foi em vida e assim, muitas pessoas que já partiram deste mundo. Ela está inserida neste último verso (20), cuja transcrição total do verso é a seguinte: “... e foi-se, sem deixar de si saudades” ... (Reinou em Jerusalém 8 anos, morreu com 40 anos, na flor da idade, não foi sepultado no sepulcro dos reis e ainda, sua memória ficou esquecida rapidinho. Nada de seus feitos são lembrados!). Foi “Quem passou pela vida e não viveu, foi espectro de homem e não foi homem”, como disse certa vez o escritor Fernando Tavares Sabino.

19 – FRASE SOBRE O TÚMULO de John Newton (este epitáfio foi escrito por ele pessoalmente antes de falecer). JOHN NEWTON foi um ex-ateu que se converteu a Cristo e se tornou escritor de Hinos, dentre eles, o famoso “Amazing Grace” ... Do epitáfio escrito de próprio punho consta o seguinte:

“John Newton, servo, que antes foi um incrédulo e um libertino, um servo de escravos, na África, pela rica misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi preservado, restaurado, perdoado e nomeado para pregar a fé que por tanto tempo se esforçara por destruir!” (Fonte: Russel Norman Champlin, in “NTI versículo por versículo”- Editora “Sociedade Religiosa A VOZ BIBLICA BRASILEIRA” – Guaratinguetá (SP) - volume II – comentário de Lucas-João – notas sobre “Lucas 23.41”, página 230).

20 - O COMENTARISTA Michael Green, citando William Barclay, menciona três (03) frases tumulares enunciadas por pagãos e que constam de seus epitáfios, a saber:

(1) “Eu era nada; eu sou nada; logo, tu que ainda vives, come, bebe, e fica alegre”.

(2) “Certa vez, eu não tinha existência alguma; agora não tenho nenhuma. Não tenho consciência disto. Não me importa”.

(3) “Caridas, o que há embaixo? Trevas profundas. Mas o que se diz dos caminhos para cima? Todos são uma mentira ... Então estamos perdidos”.

Comentando as referidas frases, diz que a descrença na 2ª vinda de Cristo (parousia) produz comportamentos errôneos nos pagãos (ou ímpios, ateus agnósticos, etc), a saber: o HEDONISMO com a 1ª frase; a APATIA (ou indiferentismo) com a 2ª frase e o DESESPERO, com a 3ª frase. Ele (William Barclay) “fala daquilo que acontece quando os homens rejeitam o conceito teleológico da história, a crença de que a criação tem um alvo, um clímax, que é um dos temas principais da doutrina do advento”. Esta rejeição leva aos comportamentos acima enumerados.

Comenta ainda, dizendo que Barclay conclui que “sem a verdade, incorporada na segunda vinda, de que a vida está se encaminhando para algum lugar, não sobra nada em prol do qual vale a pena viver”. (W. Barclay e Michael Green, comentando 2ª Pedro 3.11-14).

FONTE:

(I) - Michael Green, in “II Pedro e Judas – introdução e comentário” – editoras “Mundo Cristão” e “Sociedade Religiosa Edições Vida Nova”, página 133 – 1ª edição reimpressa em 1988 – São Paulo (SP) – Brasil.

(II) - William Barclay, in “Santiago, I e II Pedro”, volumen 14, El Nuevo Testamento – páginas 390/391 – Associação Editorial La Aurora – 1974 – Tradución: Ernesto Suárez Vilela.

Muniz Freire, 14 de novembro de 2005 - Fernandinho do fórum