Frases da arte de viver: sabedoria de vida

Cabeçalho

1) Consagração. Quatro preferências (além de outras) fazem um pensamento virar frase célebre: sua coerência, quando é rimado, metrificado e curto; palavras contrárias ajudam também.

2) Práxis. Não há teoria sem prática, mesmo que seja prática pensante, nem prática sem teoria. Assim, uma regra fica mais clara quando mostra um exemplo, como eu faço (modéstia à parte) nas minhas frases ou pensamentos.

Temas afetivo, social, religioso, o bem, o mal, "bom-maquiavelismo" e outros.

Índice

1 PREOCUPAÇÃO COM OS OUTROS

2 PODER, GOVERNO

3 ALÉM DO MUNDO MATERIAL

Religião e

Ensino Religioso

Além do corpo

Além da física

4 TEMÁTICA VARIADA

Temas diversos

Entusiasmo

Tempo

O bem e o mal

Valores humanos

"Bom-maquiavelismo"

Perdoar ou se vingar?

Gosto

Pigmentos de crônica

Jurídico

1 PREOCUPAÇÃO COM OS OUTROS

Elogio. Não é bom ser movido a elogio, visto que o ser humano é mais propenso a fazer crítica do que elogiar.

Melindre de carapuça. Perante o queixoso contumaz, o pensador não tem saída: se falar "em tese", ele diz que "não se pode generalizar"; se fizer "exceção", ele diz que só pode falar "em tese"; caso diga de ambas as formas, ele quer se enquadrar em uma ou em outra.

Pensamentos, palavras e atos. Jesus Cristo falava por parábola; eu falo por hipótese. Ele foi crucificado e eu sou policiado. Existe relativa liberdade de pensamento, de expressão nem de ação.

Dúvida. Penso que sou livre, mas não sei o que posso pensar nem dizer, nem fazer livremente. Por isso, falo pouco e escrevo com cautela.

Retratação. Peço perdão antecipado a quem se ofender com meu pensamento supostamente aforístico.

Costume. Quem viveu pedindo desculpa foi muito grosseiro, antes de ter sido educado.

Semelhança e coincidência.

Objeto de reflexão. Não falo de todas as pessoas nem de uma parcela da Sociedade, nem de alguém individualmente. Falo do ser humano, de objeto, de lugar e situação cujo nome não vem ao caso para o aprendizado que almejo propagar.

Destinatário. Escrevo o que chamo "frase ou pensamento aforístico" para quem precisar da minha opinião ou achar fundamento no meu ponto de vista; e para mais ninguém.

Simplicidade. Eu amo a Simplicidade: no saber, à moda Sócrates; no plano familiar e social, tentando ser irmão de Cristo; no ato de pensar, à René Descartes.

Perfeccionismo.

Pergunta de perfeccionista. A princípio, quem não gosta do que é excelente? Quem não sonha com o alto nível? elevado padrão? Em tudo, existe o primeiro lugar, ainda que seja apertado: isso é um estado de ordem ou de perfeição.

Doente no conforto. Padeço de uma suposta doença chamada "perfeccionismo", que algum entrevistador de emprego talvez reprove. Mas encontro "nele" um conforto pela mudança criativa que me dá.

Sonoro. No começo da criação do meu Blog, eu não estava em paz com a locução "de Valdir". Depois a achei sonora: ... de Valdir... A diferença está somente na minha imaginação.

Bem da perfeição. É o desejo de perfeição que me leva mentalmente para junto dos grandes pensadores. A cada descoberta de palavras e locuções-chave, eu chamaria vaidosamente "clarão de Valdir".

Amizade. Amigo não é para ser sacrificado; quando chega a hora certa, ele faz o que pode.

Amizade versus inimizade. Na política, na sociedade, como entre certas famílias: o amigo de ontem é o inimigo de hoje, e vice-versa.

Fogo amigo. A Amizade tem uma balança de enlaces e entraves, ou seja, de laço amigo e abraço inimigo, que precisam ser conciliados.

Necessitado. A necessidade é uma doença contagiosa, como a tuberculose, para o falso amigo.

Moça e rapaz. Existem tantas moças bonitas no Mundo que é preciso terem certas particularidades para o rapaz escolher uma, como ser musa inspiradora ou transmitir paz de espírito.

Influência. Existem pessoas tão influentes na vida de outra que a sua opinião (delas) é como tiro de canhão.

Relacionamento. Cabe a toda pessoa identificar uma situação. Mesmo que não o faça, é bom sempre colocar “pé ante pé” (ter cuidado) quando entabular uma relação humana.

Aparentemente iguais. Socialmente, o cretino tem junto à mesa uma recepção semelhante à do virtuoso: a diferença é que este sabe esperar e aquele sabe devorar a refeição ou monopolizar o diálogo.

Paradoxo. O médico pode estar mais enfermo do que o doente.

Abelha humana

Mãe. Existe mãe de família que faz lembrar uma abelha-rainha (abelha-mestra): reina, fecunda, e acalma o pai "zangão". Dessa maneira, torna-se estável e prospera mais do que outras.

Unida. Parece que a união é mais própria da abelha que de qualquer outro ser vivo. Quem a imitar, produz algum mel também.

Defensiva. A união das abelhas tem força na produção do mel, bem como pode ter na ferroada. Mas aí já se trata de uma defesa natural, como outro ser vivo tem a sua.

(Ver também http://www.geracaocoop.pt/sabias-que/abelhas-mestres-em-cooperacao.)

Oposto. "O 'sim' e o 'não' governam o mundo" — diz um provérbio italiano; eu acrescento que os contrários governam uma pessoa.

Semelhante. O que dizer dos semelhantes? Tanto se atraem (como no caso dos "índios tucanos em grupo") quanto se repelem (como "dois bicudos, que não se beijam").

2 PODER, GOVERNO

Uso e abuso de poder. Quem tem o poder de mandar e desmandar deve ser responsável por isso. Ou: Sua autoridade é do tamanho da sua responsabilidade.

Político sem compromisso. Aparentemente algum político não gosta de cumprir a palavra empenhada; logo, deve passar por um dilema terrível na hora de jurar cumprir uma Constituição. Ou será que diz a si mesmo: "Juro..., mas não cumpro?".

3 ALÉM DO MUNDO MATERIAL

Religião e Ensino Religioso

Bem entendido. Não se critica a Religião: faz-se alguma ressalva a certos religiosos que possivelmente não agradam nem ao seu Deus.

Incompreensão. Por que será que um religioso torna-se mais carrasco do que um ateu?

Contrassenso. A Religião faz o bem, recomenda moderação e prega simplicidade; algum religioso é que pratica o mal, torna-se exaltado e fica envaidecido.

Alternativa. A Religião pode ser muito bem substituída pela Ética.

Coerência. Não se deve censurar o bem que uma Religião faz; pode se criticar o seu mal.

Necessidade. A criança precisa da Religião como forma de aprender a ser mais humana.

Educação. O Ensino Religioso é Fundamental.

Religar. A Religião é muito ética. Sendo ético, sou religioso.

Conflito e luz religiosos.

Por que se ergueu contenda

em certas Religiões,

já que se vê nos sermões

lição de paz que se aprenda?

Deus, talvez, não compreenda

a causa da luta armada.

Deu luz à mente apagada,

quer toda pessoa unida,

não quer abrir mais ferida

no seio da alma cortada.

Estrofe (décima) com redondilhas de sete e rimas ABBAACCDDC.

Além do corpo

Simplificação. Acho melhor comparar a morte com o sono do que "perder a cabeça" com os mistérios do além-túmulo.

Dormir e acordar. Quando vou dormir, é hora em que me preparo para a morte. Quando me acordo, sinto a alegria de ter renascido para viver.

Dormir e sonhar. O sono parece a morte; e o sonho, a vida após a morte.

Dormir. O sono é a morte em vida.

Sonhar. O sonho é a vida após a morte.

Mistério. Alguma vez, estamos com uma tristeza terrível que dá vontade de chorar, ou uma alegria eufórica que faz o corpo voar — sem saber de onde vem uma nem outra.

Alívio. Pensar que o sono é a morte em vida faz-me aliviar o medo de morrer.

Desconfiança. Na dúvida, não creio em nada, assim como não avanço sinal de trânsito: espero e pergunto.

Além da física: metafísica?

Outra vida. Existem sinais de outro mundo na nossa vida: quando sonhamos com lugar estranho ou pessoa desconhecida, quando odiamos alguém que nunca nos fez um mal (ou amamos quem nunca nos fez um bem) e quando choramos ao ouvir pela primeira vez um toque de música sem letra.

Divindade. Deus é um mistério e talvez, por isso, não se compreenda o ser humano, que dizem ser feito à Sua imagem e semelhança.

Além da física. Tenho observado que a Metafísica resolve alguns problemas da Religião: esta vê mais aqui, na Terra; e aquela vê mais lá, no Céu.

Espiritualista. Sou mais metafísico do que religioso; não pratico nenhuma crença.

Naturalmente. A Natureza é muito sábia. Os espíritos, que observem; os bichos, que o digam! Mas quem a criou? Como ninguém prova, cada um pode levantar uma hipótese. Eu digo que ela nasceu do Nada, que é a “causa primeira” de Tudo, que tudo se acha nela, inclusive a natureza humana.

Eterna busca. Eu acho que ninguém consegue ser nem deixar de ser verdadeiramente isso ou aquilo: está sempre querendo. Quero ser espiritualista.

Deusa e Mãe Natureza. Acredito em Deus-Natureza. Daí vem, talvez, a minha insistência nos temas "naturalistas": drama familiar, conflito social, etc.

Anseio. Nem vivo, nem morto, mas uma eternidade sonhada.

Concentrado. Um raro momento da minha concentração é quando estou quase dormindo e escuto, no silêncio, a voz de alguma pessoa conhecida chamar o meu nome.

4 TEMÁTICA VARIADA

Temas diversos

Educação, pedagogia

Educar. Matéria difícil é aquela que o aluno não estuda.

Educando. Um desafio da Pedagogia é ensinar a quem não quer aprender.

Lembrete: Dia do Livro Infantil é 18 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato

(http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm).

Liberdade com efeito contrário

Sextilha

A questão da Liberdade

já enganou muita gente

que, em nome da igualdade,

vai ficando diferente e

cada diferença é grade

de ferro mais resistente.

Mentira CID ou CDI: Calúnia, Injúria, Difamação

Mentir. Enquanto a Verdade não chega, a Mentira faz muito estrago.

Sextilha do Único

Vejo quem erra e quem mente

não dá fé de que se engana

e ainda é quem mais se dana

com quem erra à sua frente.

Difamar. "A mentira tem pernas curtas" — é um ditado. Mas eu digo: enquanto a Verdade não chega, a Mentira vai longe, causando perdas e danos impagáveis. Vem daí muito êxito da calúnia, injúria e difamação.

Contado. Nem tudo, nem nada, mas o que a mente registra para sentir.

Essência. "'Ser ou não ser', eis a questão" — disse Shakespeare. Eu digo: "ser e parecer", eis a segunda questão, inclusive de Marketing; ainda digo: "ser ou não ser, mas ser" é terceira, e talvez, última questão.

Humilde

Limiar. Da humildade à humilhação, é só um passo de anão.

Equívoco. Muitas vezes a paciência, bem como a humildade, é confundida com fraqueza, culpa ou covardia.

Forte. Ser forte não é erguer a espada: é levantar a cabeça e suportar o ataque.

Perseguido

Caolho. Aos olhos de quem agride, não pode haver quem revide.

Perseguir. Uma pessoa de bem não vai perseguir ninguém.

Perseguidor. Para o instinto mau, ainda que seja travestido de bom, a perseguição deve continuar depois da vingança.

Torturar. A perseguição é um tipo de tortura: seja em família, seja em ditadura (civil ou militar).

Ordem, harmonia.

Ordinal. O mais natural é supor que, mesmo entre os gêmeos, um nasce primeiro do que outro.

Cardinal. Acha-se desarmonia em uma operação de conta: quando o algarismo menor fica acima do maior, a diminuição precisa de artifício, deixando o aluno com muita dificuldade para aprender.

Harmônico. Via de regra natural, um pé de espinho não dá flor, como uma flor não produz espinho.

Desarmônico. A flor que nasce com algum espinho revela desequilíbrio consigo mesma e repele quem a procura ou dela esteja cuidando. O espinho que nasce com alguma flor mostra seu desequilíbrio, suplicando piedade aos olhos de quem se aproxima dele.

Teimoso. Deixo a teima para o burro, que dá coice além de zurro.

Voz. Falar alto é desgastante, falar baixo é entediante: nem um, nem outro, mas a voz adequada ao ouvinte e ambiente.

Silenciar. O silêncio é mensageiro da paz.

Gosto. A mania é filha da Paixão.

Cantar. "Quem canta, seu mal espanta": meu canto é meu acalanto.

Imitar. É desde criança: primeiro imitamos, depois aprendemos.

Velho e novo. Quem passava um mês, antigamente, esperando pela resposta de uma carta ou telefonema, hoje pode ter duas reações diante do celular, e-mail e face book: ou os valoriza infinitamente, ou não sente a sua falta.

Descanso. Não há fórmula artificial de atrair o sono e também não, para ficar em vigília.

Esperar. A grande espera é sempre uma prova de paciência.

Paciente. A Paciência merece um Prêmio Nobel da Paz.

Tolerar. "Ter pavio curto" significa ser explosivo, irritar-se com facilidade (Houaiss). Ao contrário, uma regra de convivência vai além de respeitar o defeito dos outros, mas deixar passar, ainda que nos prejudique um pouco.

Discordância ignorante. "Penso, logo existo" (falou Descartes), mas quem se acha em estado de coma também existe.

Comprovação. Quando o perito (ou pesquisador) busca prova, está procurando evidência. A diferença é que uma é material e a outra, mental. A prova tem de ser evidente. Fora disso, ele só tem suspeita ou indício.

Globalização. Enquanto se briga tanto por espaço na Mídia, a Internet é muito espaçosa.

Conselho. Siga um mestre (na família, no trabalho, no amor e na sociedade), como na escola.

Contradição. O bom cobrador é mau pagador.

Coerência. Quem não quer que o outro fale, também se cale, como sugere a sentença "Quem diz o que quer, ouve o que não quer".

Causa final. Das quatro "causas de Aristóteles" (explicadas por Marilena Chauí) — material, formal, motriz e final —, parece que a mais importante é a causa final (para quê?); depois a motriz (por quê?).

Achismo ou "achologia" (neologismo). Quase tudo parece que é. Portanto, digo "eu acho", "eu penso", "eu suponho" e "provavelmente". Onde está a certeza ou a verdade? É certo que o dia de ontem passou e que a morte vem; ambos são muito naturais.

Maleável. Não devemos estar sempre inconformados com a Vida: ela e o Mar tem altos e baixos.

Dúvida. Uma pergunta que faço: coração que não perdoa, é duro? ou é sensível?

Balanço. A Humanidade caminha como a Natureza: em equilíbrio e desequilíbrio; resta saber em que ponto está mais alta.

Trânsito da vida.

Dilema. Dilema na vida é como no trânsito: local onde se chega a uma bifurcação de duas ruas, para escolher uma.

Conflito. Conflito na vida é como no trânsito: duas ruas terminam onde começa outra, sem escolha.

Arriscado. Quase tudo pode gerar um dilema ou conflito: o assunto, a maneira de falar, e assim, por diante.

Amigos. A Amizade tem uma balança de enlaces e entraves, ou seja, de laço amigo e abraço inimigo, que precisam ser conciliados.

Fogo amigo. A Amizade recebe muito abraço inimigo.

Amar é querer eternamente.

Entusiasmo

Significado. Entusiasmo (origina-se do grego en + theos, literalmente 'em Deus') (http://pt.wikipedia.org/wiki/Entusiasmo).

Pensamentos.

Feliz. O entusiasmo é a alegria do espírito.

Alegre e entusiasta. A alegria é do corpo, o entusiasmo é do espírito.

Alegria e entusiamo. Parece que a alegria é um sentimento que vem do ambiente: nós esperamos, conhecemos a causa externa; enquanto o entusiasmo é uma sensação, muitas vezes inesperada, que a gente não sabe de onde vem ou porque chegou: quando muito, sabemos que é de dentro da alma. Uma e outro podem demorar ou não.

Infeliz, mas entusiasta. O entusiasmo substitui a tristeza do infeliz.

Mensagem. Bom mesmo é fazer por onde ter alegria e felicidade; mas quem não é alegre nem feliz ainda pode ser entusiasmado.

Tempo

Flutuante. Há momentos na Vida em que não sabemos o que fazer: não podemos ir nem voltar, nem ficar onde estamos: temos de levitar.

Permanência. Digo "vivemos, enquanto morremos; ou morremos, enquanto vivemos". A escolha é de acordo com o momento otimista, ou pessimista.

Previdente. Não: não "Basta a cada dia o seu mal": é preciso nos preocupar com o amanhã, como de um curso profissional, de uma aposentadoria.

Passado. O passado é uma sombra invisível que nos acompanha.

Arquivo. Descobrimos a verdade do presente, quando nos recordamos do passado.

Hoje e sempre. O pensamento do dia deveria ser o pensamento do ano, senão da vida toda.

Imediato. Para o imediatismo e oportunismo, um dia faz muita diferença: com razão, porque a Natureza é assim: tudo tem um tempo certo, como as alterações do corpo de criança para adulto. No campo jurídico, também: ai de quem perder um prazo! Vem daí muito motivo de ansiedade pela pressa.

O bem e o mal

Precedência. De dois um: ou o Bem, ou o Mal chega primeiro, assim como nascem dois irmãos gêmeos: um antes e outro depois.

Dois pesos. Existe muita gente que, segundo seu julgamento, está sempre certa. Por exemplo, se insultar seu semelhante e ele brigar, está errado porque não evitou a luta. Contudo, se o outro a insultar, ela briga do mesmo jeito, mas acha que o errado é ele porque praticou o insulto.

Bifurcação. Um ser humano, um objeto, um serviço — quase tudo — pode servir para o bem e para o mal.

Pergunta no ar. Não é estranho que o Bem seja mais difícil de ser praticado que o Mal. Seria a natureza humana assim tão desequilibrada?

Briga. A desunião (assim como a guerra) custa muito caro. Só se faz com poder, dinheiro e instinto mau.

Poder maléfico. Há pessoas assim: é para fazer o bem? Nenhum dinheiro, elas têm; é para fazer o mal? Têm recurso e capital.

Margem de erro. Infelizmente se vê muito que "onde entra o bem-feito, entra o mal feito".

"Errar é humano." Quase sempre o ser humano tem um vício incorrigível, mas não o enxerga. Vê apenas a cegueira do outro.

Falar mal. Não posso falar mal do semelhante, se faço o mal também logo adiante.

Valores humanos

Decoro. Para o homem, a ética; para a mulher, a etiqueta.

Capital. É lamentável a constatação de que uma pessoa só vale o que tem, isto é, dinheiro e bens materiais.

Valor. É confortante a comprovação de que uma pessoa vale pelo que é, bem como, pelo que faz, ou seja, virtudes e obras.

Pacífico. O silêncio é mensageiro da paz, como se vê no cemitério.

Noticia. A boa notícia pode se tornar indesejada quando seu mensageiro é rude; por outro lado, a má notícia pode ser suportada quando seu portador é brando.

Curioso. O ganso é um pássaro bastante unido, a ponto de deixar o bando e voltar para socorrer o outro que tombou; a sua formação em "V" aumenta setenta por cento na sustentação enquanto voa. (Tal lição está no texto O voo dos gansos, de autor desconhecido.)

Fabuloso. Alguns animais têm muito o que me ensinar, e talvez, a outros seres humanos.

"Bom-maquiavelismo"

Mal superior. Existe mal maior do que o maquiavélico, mas não defendo nenhum.

Interpretação. Maquiavel não foi bem compreendido, mas foi assimilado por muita gente na solução de dramas humanos.

"Bom-maquiavelismo". Um ideal da Verdade é não mentir. Mas, quando a mesma contribui para uma tragédia, cabe se ponderar a fim de pregar uma mentira. Chamo isso "bom-maquiavelismo", porque evita uma desgraça.

Mal menor. O "bom-maquiavelismo", que consegue manter a paz e o amor, parece melhor do que a "boa intenção" de levar uma pessoa ao fogo do Inferno.

Ideal versus real. O idealismo deve ser seguido em toda parte: como na Política, para Aristóteles; na Escola, para o Pedagogo; e no casamento, para a Família. Mas, quando não é possível, faço opção pelo "bom-maquiavelismo", isto é, o pragmatismo com sentimento humano. Isso não é fácil nem é bem-visto; precisa de bom discernimento.

Curto e claro. O comerciante, não tanto quanto banqueiro, é pragmático: se lhe convém, faz; não dando certo, fica sem fazer; e atende o próximo freguês — nem sempre, humanamente.

Extremos e permeios. De todos os elementos da Natureza, parece que o mais pragmático é o Tempo, mas vai e volta (em novo dia); o mais flexível é a Água, mas vira gelo; e o mais duro é o Coração Humano, que deve ser tratado como cristal. Quem pode entender isso?

Perdoar ou se vingar?

"Perdoar setenta vezes sete" ou "Dente por dente"?

Perdoar. Aparentemente o perdão é o sentimento mais difícil da Humanidade; e a vingança é o mais fácil.

Esquecer. Eis o paradoxo: embora o esquecimento seja um defeito natural, existe ser humano que se mostra muito lembrado na hora de se vingar.

Exemplos de perdão. Na Bíblia, estão a "parábola do Filho Pródigo (gastador)" e "o pecado de Madalena (meretriz)" como exemplos de indulto. Mas, até hoje, uma parcela da Humanidade parece estar dividida entre aceitar ou não, aquelas duas compaixões.

Vingança justa? Lamentavelmente, cometer uma vingança parece mais confortável do que perdoar. A própria sede de justiça inclui coletivamente algum desejo vingativo.

Mistério indulgente. O perdão é de "outro mundo"; nasce no mais profundo íntimo de uma pessoa e fica muito além da compreensão dos outros; acaba sendo um sentimento inexplicável.

Mente vingativa. A sede de vingança é assimilada quase instintivamente, sendo muito explicada por estudiosos do assunto.

Combate

Fera. Um ser humano que se sente ofendido pode virar o bicho mais feroz do Mundo.

Cruz e tranca.

Um portão poderá ter

grade, chave e cadeado

com um crucifixo encostado.

Arma. A bereta vence a caneta como a maldade vence a bondade, ou vice-versa.

Ao combatente. Lute com a arma que tem e não conte com mais ninguém.

Justo. Não não se defenda quem vai ganhar a questão, mas quem está com a razão.

Choro. É melhor chorar do que não ter lágrima.

Ex-combatente. Quem nunca esteve "fora de combate"?

Gosto

Bem querer. Jesus tinha seu discípulo preferido: era Santo Evangelista — embora São Pedro esteja no páreo. Então é natural que um pai (ou mãe) goste mais de um filho do que de outro.

Gente, objeto. Não há como se negar uma admiração por alguém ou gosto especial por alguma coisa: já tentei viver sem livro, mas consegui.

Palavra. Não há como negar simpatia por certos nomes e palavras.

Música. Sempre se tem um gosto especial por certas músicas.

Nome, título. Não há como esconder a preferência pelo nome de uma pessoa, de um animal, por um título de livro ou texto, de música e tudo mais que se chame por um nome, ainda que seja estranho ou apelido ou de fantasia.

Felicidade

Simples. Há dias em que a minha felicidade é apenas abrir um livro ou contemplar o meu blog.

Natural. É feliz quem se alegra com as dádivas da Natureza.

Contrário. Por que um poema de dor ou tristeza causa mais emoção em algumas pessoas do que outro de alegria e felicidade?

Pigmentos de crônica

Fanático. Quem é fã sempre admira seu ídolo, independente da circunstância.

Cumprimentando: Diga lá, meu nobre amigo: qual é o mestre que eu sigo?

Jurídico

Fórum. Existem dois tribunais: o da Justiça, que é mais consultado; e da Consciência, menos conhecido.

Contradição. O Contraditório (jurídico), melhor seria chamado "contraqueixa", o que não dar logo impressão de incoerência da outra parte, mas, de sua contestação.

Pensador e juiz. As sentenças judiciais são como provérbios, inclusive quando não têm unanimidade: podem conter as mesmas opiniões ou contrárias. Quem sabe? Prevendo isso, os tribunais de justiça, tribunais de contas e toda instituição de julgamento formam seu colegiado na quantidade ímpar; sendo necessário, é dado o "voto de minerva" (último e decisivo), que é do presidente da corte (ou da casa).

Princípio. Quase tudo só quer o começo: inclusive (ou principalmente?) a "primeira pedra" atirada no acusado.

Noticia. A boa notícia pode se tornar indesejada quando seu mensageiro é rude; por outro lado, a má notícia pode ser suportada quando seu portador é brando.

Curioso. O ganso é um pássaro bastante unido, a ponto de deixar o bando e voltar para socorrer o outro que tombou; a sua formação em "V" aumenta setenta por cento na sustentação enquanto voa. (Tal lição está no texto O voo dos gansos, de autor desconhecido.)

Fabuloso. Alguns animais têm muito o que me ensinar, e talvez, a outros seres humanos.

a) Heroísmo da vida

O Homem* pode acabar

com a pressão da amargura.

Não deixe o espírito entrar

em depressão ou fundura

sem saber se vai ficar

vivo ou na sepultura.

* Espécie Humana.

Eu também posso passar

por cima da desventura.

"Viver é sempre lutar

sem coragem ou com bravura!"

b) Sepulcro do cárcere

Como é pródiga a Liberdade,

que permite alguém fazer

volta e passeio à vontade,

quando o dia amanhecer!

A cadeia é extremidade

que faz a vista tremer,

privando-se de acuidade

até desaparecer;

"irônica privacidade"

(que ninguém deseja ter!).

(Alusão a um "velho conhecido" que foi preso).

Decálogo extensivo a outros casos

1) Dentro da caserna, não se faz baderna.

2) Na família e na adoção, segue-se o coração.

3) Em negócio e em jogada, mantém-se a palavra dada.

4) Na justiça, não se nega

o direito que segrega —

"talvez, porque seja cega".

5) Na sociedade, observa-se a etiqueta.

6) Na religião, não se exclui mandamento.

7) No trabalho, não se transfere responsabilidade.

8) No cartório, assume-se ou se tira a culpa.

9) Em política, muda-se constantemente.

10) Em viagem, gasta-se além da conta.